29 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (28) o seu 252º episódio, chamado “Desenvolvendo Habilidades Sociais”. O programador e ativista Willian Chimura, que participa do episódio, fez um alerta sobre percepções equivocadas que pessoas podem ter de crianças que falam muito socialmente, mas que podem ser autistas.

“A criança pode ser super social, vai dar oi pra todo mundo na rua, diz coisas bonitas para as pessoas, manda beijo, dá abraço e alguém pensa: ‘poxa, será que essa criança realmente é autista? Porque nossa ela é tão social, ela interage tanto’. Mas na verdade, uma perspectiva de se entender isso, é que ela pode interagir da mesma forma que ela interage com seus amigos próximos, com qualquer pessoa na rua. É claro que crianças vão discriminar menos. Mas ao mesmo tempo, não discriminar nada é justamente o critério de diagnóstico proposto pelo DSM para autismo”, afirmou.

Publicidade
Genioo

Ele também acredita que o debate sobre desenvolvimento de habilidades sociais deve ser feito além do autismo. “Essa ideia de que excesso de interação social também pode ocorrer por conta de déficits e habilidade social é muito importante da gente pensar e sempre se lembrar, não somente para autistas na verdade, mas para pessoas com ansiedade ou enfim alguma outra condição que, na verdade, se socializar, abrir a sua toda a sua vida ou para qualquer pessoa indiscriminadamente pode ter relação sim com uma falta de sofisticação nas suas habilidades sociais”, acrescentou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Introvertendo: Despedida

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023 e “Desenvolvendo Habilidades Sociais” é o terceiro da série, que tem um total de 11 episódios. Tiago Abreu, que dirige o programa, contou sobre bastidores do episódio. “Queria um episódio de formação inédita. A Thaís e o Willian nunca gravaram, apenas os dois, em um episódio. Como eles se dão muito bem, queria fazer esse teste. O tema foi ele quem escolheu e os dois ficaram muito satisfeitos com o resultado”, contou.

Tiago também afirmou que os episódios da série estão quase prontos e com as formações divididas. “Neste momento, já estamos com 8 dos 11 completamente prontos, e já produzindo os três últimos. Todos vão passar por vários episódios, conforme a disponibilidade. A Thaís e o Willian, por uma questão logística e de tempo, vão aparecer menos que os demais, mas também deixaram sua marca. Por isso também foi perfeito um episódio só dos dois”, descreveu.

Ele também disse que uma das ideias para a série de despedida é de ter uma ênfase nos integrantes do Introvertendo. “Trouxemos muitos convidados ao longo do programa. Mas, nessa reta final, acho que o mais valoroso é ter a nossa interação. Dos 11 episódios dessa série, 3 trazem convidados, e apenas um deles tem um foco nas pessoas que foram convidadas. Acho que já cumprimos a função de ampliar vozes da comunidade”, concluiu.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autistas em Recife protestam contra a Unimed nesta segunda-feira (31)

Equipes inclusivas: como a gestão ágil de projetos beneficia neurodivergentes

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)