27 de março de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

‘Moving from Surviving to Thriving: Autistic individuals share regional perspectives’

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2.abr.2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizará um evento virtual para celebrar à data. Com o tema “Passando da sobrevivência para a prosperidade”, haverá participação de pessoas autistas de todo o mundo abordando a importância da aceitação, apoio e inclusão de pessoas autistas, bem como a defesa de seus direitos. Transmitido nos canais da ONU no YouTube, Twitter e na UN WebTV, o objetivo é transformar a narrativa em torno da neurodiversidade e superar barreiras para melhorar a vida das pessoas autistas.

Visão global

No evento “Passando da sobrevivência para a prosperidade: Indivíduos autistas compartilham perspectivas regionais”, em New York (EUA), as Nações Unidas trazem sua mensagem para a mais importante data do ano para autistas e suas famílias. Segundo a ONU, o encontro de 2024 procurará, pela primeira vez, dar uma visão verdadeiramente global da situação do autismo a partir da perspectiva das próprias pessoas autistas. Tal como no ano passado, o evento contará com uma lista de 100% formada por painelistas autistas, representando seis regiões: África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina, América do Norte e Oceânia. Os palestrantes apresentarão suas reflexões sobre a situação em suas respectivas regiões, bem como a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que as pessoas autistas possam prosperar.

Publicidade
ExpoTEA

O evento é organizado pela ONU em colaboração com o Instituto de Neurodiversidade (ION) — uma organização global inclusiva, fundada e liderada por “neurominorias”, dirigida por voluntários e com sede na Suíça — presente atualmente em 23 países em todo o mundo, é a maior, mais representada globalmente e mais diversificada iniciativa de neurodiversidade do mundo. O seu objetivo é representar e capacitar “neurominorias”, promovendo a aceitação, a valorização, a educação e defendendo a igualdade de oportunidades e os direitos humanos. O evento é copatrocinado pela Missão Permanente da Polónia nas Nações Unidas, com o apoio fornecido pelo Group for Autism, Insurance, Investment and Neurodiversity (GAIN, sigla em inglês para Grupo para Autismo, Seguros, Investimentos e Neurodiversidade).

Assista online

Para se cadastrar e participar do evento, basta preencher o formulário que está neste link.

A notícia foi publicada originalmente no site da ONU (em inglês). Para mais detalhes ou informações, acesse: https://www.un.org/en/observances/autism-day/

Tema da ONU para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024

Tema da ONU para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024

CONTEÚDO EXTRA

 

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Centro de lazer adaptado para autistas é lançado em Parintins

Corrida temática de autismo é anunciada em Itaguaí

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)