13 de abril de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

No fim de semana anterior, dias 6 e 7.abril.2024, diversos eventos, manifestações e caminhadas aconteceram em diversas cidades do Brasil, com o tema da campanha nacional pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024: ​​Valorize as capacidades e respeite os limites! Em São Paulo não foi diferente, com destaque para o evento no Parque das Bicicletas, em Moema.

No sábado, na capital paulista, houve manifestação e caminhada na Avenida Paulista no sábado (6) à tarde, com mais de 200 pessoas, com cobertura da imprensa. No domingo (7), a partir das 13h, houve evento de confraternização e caminhada no Parque das Bicicletas, em Moema, com distribuição de brindes, shows musicais do Mundo Bita e Demônios da Garoa, além de guloseimas e um parque com brinquedos infláveis; segundo a Prefeitura, não obtivemos o número estimado do público presente, mas o parque estava bem lotado.

Publicidade
Matraquinha
Shows musicais durante o evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024, em São Paulo (SP), no bairro Moema, em 07.abr.2024.

Shows musicais durante o evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024, em São Paulo (SP), no bairro Moema, em 07.abr.2024.

Confraternização

A intenção era fazer no mesmo local do ano passado, o Memorial da América Latina, mas já havia outro evento agendado lá. Por esse motivo o local escolhido foi o Parque das Bicicletas e a caminhada aconteceu nas ruas que margeiam o parque. “Neste ano, conseguimos ter  um carro de som, que dá um outro toque para a caminhada, porque conforme a gente vai passando, as pessoas que estão ali, distantes, conseguem entender porque nós estamos ali caminhando”, contou Adriana Moral, do Instituto Lumi, uma das organizadoras do evento.”Acho que o bacana é que a maioria das instituições de São Paulo, e às vezes até de fora de São Paulo, acabam se concentrando nesse evento. É muito legal a gente poder ter, pelo menos um momento do ano, em que todos se encontrem, e de uma forma bem agradável, com muito lazer, então é bem gostoso”, finalizou Adriana.

“Nossa caminhada já virou tradição! Já está no calendário da prefeitura de São Paulo. Primeiramente nos unimos para conscientizar a sociedade sobre o autismo, para quebrar preconceitos, derrubar estigmas e claro para reivindicarmos os direitos dos nossos filhos. Mas também queremos oferecer uma experiência  agradável a todas as  famílias com diversão e entretenimento”, explicou Mariana Alckmin, que lidera o grupo TEApoio, mãe de autista e uma das organizadoras do evento.

No evento de São Paulo, diversas empresas e instituições se fizeram presentes no evento com tendas oferecendo brindes, informações e orientações, tudo gratuitamente para a população. A Revista Autismo distribuiu 2 mil exemplares da nova edição (número 24) gratuitamente para autistas, familiares e profissionais durante o evento.

No Rio de Janeiro e em outras capitais e diversas cidades do Brasil também houve caminhadas e eventos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Dia Mundial do Autismo: caminhadas do Rio ofereceram diversos serviços grátis à população

Aumento de diagnósticos de autismo suscita debates em jornais e televisão

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)