Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Senado aprova projeto de lei de assistência integral a autistas no SUS

9 de outubro de 2021Senado aprova projeto de lei de assistência integral a autistas no SUS — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Agência SenadoImagem: Roque de Sá/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO Senado Federal aprovou em votação simbólica nesta quarta-feira (6) o projeto de lei 169/2018, que visa assistência integral a autistas no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto surgiu de uma ideia de uma mãe de autista e tem, como relator, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Academia do Autismo

“De fato, a demanda agora atendida pelo PLS em análise decorreu desse segmento populacional, no que tange às suas particularidades, não se sentir devidamente contemplado pela política de saúde mental vigente no país. Nesse sentido, a proposição vem aprimorar o texto da Lei 12.764 para dispor sobre a atenção às pessoas com TEA no âmbito do SUS, por meio da criação de serviços especializados, que visam a responder às especificidades clínicas desse grupo populacional”, disse Contarato em relatório.

Segundo a Agência Senado, o texto da lei faz acréscimos à Lei 12.764, de 2012. Agora, o texto segue para aprovação em outras instâncias do poder.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Autocrítica extrema no autismo é tema de podcast

Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo liberou, nesta sexta-feira (27), o seu…
Gráfico de prevalência de autismo nos EUA, com dados bianuais do CDC — Revista Autismo

Prevalência de autismo nos EUA sobe 10%: agora é 1 para 54

/
Por Francisco Paiva Jr.
Novos números estatísticos publicados dia 26.mar.2020 pelo CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA) mostram uma prevalência de 1 autista para cada 54 crianças de 8 anos, em 11 estados, de acordo com pesquisa feita frequentemente e atualizada a cada dois anos no país. Os dados divulgados são referentes a 2016, sempre de 4 anos atrás.