14 de dezembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Healthtechs brasileira fizeram estudo com mais 2 mil pessoas sobre o panorama do autismo do Brasil

A revista Veja destacou, na semana passada (05.dez.2023), os resultados da pesquisa “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, realizada pelas startups de saúde Tismoo.me e Genial Care. Os números obtidos na pesquisa são destaque da capa da Revista Autismo número 23 (deste trimestre dezembro, janeiro e fevereiro.2024).

A reportagem de Veja destaca que “49% dos autistas têm alguma doença crônica ou secundária, 50% não têm acesso a recursos e suportes adequados e 7% tentaram suicídio”, números muito relevantes sobre a saúde da pessoa autista e sua família. E ainda destaca, no título (“Com falta de dados, pesquisa tenta captar a realidade do autismo no Brasil“) a falta de dados que temos no país a respeito do transtorno do espectro do autismo (TEA).

Publicidade
Tismoo.me

Suicídio

A respeito de suicídio entre autistas e familiares, a reportagem destaca a fala de Francisco Paiva Jr. cofundador da Tismoo.me e editor-chefe da Revista Autismo: “Pesquisas científicas apontam para um número 8 vezes maior na tentativa de suicídio feita por autistas em relação à população em geral. E nesta pesquisa, o número foi alarmante: 7,26% dos autistas alegaram que já atentaram contra a própria vida”. Vale destacar que a Tismoo.me está treinando uma inteligência artificial para identificar ideação suicida de autistas e familiares, a fim de prevenir essas questões

Cuidadores de autistas

Outro aspecto relevante são as questões relacionadas a cuidadores de crianças autistas ou autistas de qualquer idade com nível de suporte maior (2 ou 3). A reportagem salienta a preocupação da grande maioria dos cuidadores com o futuro a longo prazo da pessoa autista (79%). “Essa preocupação ultrapassa barreiras geográficas, etárias e de renda. Em um país tão grande e diverso como o Brasil, a preocupação onipresente com o futuro exige uma análise mais profunda”, ressalta o fundador e CEO da Genial Care, Kenny Laplante.

Mais detalhes sobre a pesquisa estão nessa reportagem de Veja e também na reportagem de capa da Revista Autismo número 23.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Mion estrelará filme sobre autismo

Livro conta história ficcional de personagem autista a partir do irmão

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)