Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado

1 de outubro de 2021Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado - Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias - Canal Autismo / Revista AutismoFoto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias

Tempo de Leitura: 2 minutosEncontrar opções de lazer e interação inclusivas, infelizmente, ainda é uma tarefa difícil. Seja qual for a limitação da pessoa, nem todos os eventos são adaptados e prontos para recebê-las com segurança. E foi pensando em promover a interação de crianças com autismo, em um ambiente natural, além de trazer mais informação para seus familiares e acompanhantes, que a psicóloga Juliana Moura, especialista em autismo e desenvolvimento atípico criou o projeto social Parque Azul. Com realização em outras cidades, como Rio Verde (GO) e Florianópolis (SC), a próxima edição de Goiânia (GO) neste sábado, 2.out.2021, no SJ Premium Hotels, no Setor Oeste, das 9h00 às 12h00.

Totalmente gratuito, o evento é voltado para autistas e suas famílias, contando com consultorias em Análise do Comportamento Aplicada (ABA — da sigla em inglês), atendimentos psicológicos, consultorias jurídicas, orientação em saúde bucal, atendimento com profissionais das mais diversas áreas no tratamento do autismo, interação das crianças com a equipe de voluntários, acolhimento familiar com mães de autistas, sorteios e muito mais. Todas estas atividades visam ampliar a generalização dos comportamentos que as crianças aprendem nas terapias, como preconiza um dos princípios da ABA. Além de capacitar as famílias e estabelecer uma rede de apoio entre elas.

Academia do Autismo

Além dos momentos de interação entre as crianças e os profissionais, o evento contará com o palestrante Fábio A. Cordeiro, autista, 41 anos, funcionário público federal e pai de dois meninos, um neurotípico e um autista. Fábio é presidente da Onda Autismo e criador da maior página de humor autista do Brasil, a @aspiesincero.

O Transtorno do Espectro do Autismo, comumente conhecido por TEA, é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, que acomete diretamente na interação social e comunicação, bem como em padrões restritos e repetitivos de comportamentos. Por ser um espectro muito amplo, esse transtorno também apresenta diferentes níveis, entre leve, moderado e grave e/ou severo. Não existe cura para o autismo, mas existem tratamentos que reduzem os desafios associados a este diagnóstico.

O Parque Azul conta com uma equipe de voluntários que são divididos em mães/pais de autistas, profissionais especializados e estudantes de Psicologia, Pedagogia, Educação Física, entre outras áreas afins. Toda a equipe de voluntários prescinde do devido treinamento, ministrado pela Psicóloga Juliana Moura.

Serviço

Instituto Parque Azul
Local: SJ Premium Hotels
Endereço: Rua 22, nº 122 – Setor Oeste, Goiânia – GO
Data: 02.out.2021
Horário: das 9h00 às 12h00

Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado - Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias - Canal Autismo / Revista Autismo

Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias

Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado - Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias - Canal Autismo / Revista Autismo

Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias

Compartilhe

Comentários

Spectrum 10K: polêmico estudo do Reino Unido divulga atualizações — Canal Autismo / Revista Autismo

Spectrum 10K: polêmico estudo do Reino Unido divulga atualizações

/
Por Redação do Canal Autismo
O Spectrum 10K, estudo genético no Reino Unido que causou polêmica…
Homeschooling: quem se beneficia com isso? — Canal Autismo / Revista Autismo

Homeschooling: quem se beneficia com isso?

/
Por Paula Ayub
Homeschooling: quem se beneficia com essa prática educacional? Segundo…