Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Professora descobre autismo de enteado

21 de junho de 2021Imagem: Adrieli Patrícia Garcia Barbosa/Arquivo pessoal

Tempo de Leitura: < 1 minutoAdrieli Patrícia Garcia Barbosa, de 30 anos, é professora de matemática e descobriu que seu enteado, agora oficialmente filho, é autista. Ela contou ao G1 que se aproximou da criança a partir do pai, porque a mãe biológica o abandonou com 5 meses e logo passou a perceber alguns traços, como a seletividade alimentar.

“Eu descobri o autismo do Vinícius durante a pandemia. Ele tinha problemas de comportamento e já fazíamos acompanhamento com a psicóloga desde que ele tinha mais ou menos 1 aninho. Mas quando tive a licença e veio a pandemia, que ele ficou trancado dentro de casa comigo, foi que eu percebi que alguns comportamentos dele iam além daquilo que a gente imaginava falando com a psicóloga”, disse ela.

Segundo ela, Vinícius tem hiperfoco em carros, e conhece mais de 200 modelos. Além disso, a rotina é agitada. “O Vinícius faz inglês uma vez na semana, tem aulas online e as professoras também me ajudam fazendo acompanhamento individual. Ele também faz terapia ABA de reforço comportamental para trabalhar a socialização e terapia ocupacional para trabalhar a coordenação motora, cognitividade, a parte escolar mesmo. Nós saímos de Vera Cruz e vamos até Marília. Eu dou aulas online meio período e no outro, eu cuido dele”, afirmou.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Sobre autistas, sincericídio e padrões do cérebro neurodivergente

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
A busca de autistas por padrões para compreender o mundo à…
Quantos autistas há nas universidades brasileiras? — Revista Autismo

Coletivos de autistas expandem entre universidades públicas

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Autistas universitários tem criado, em todo o país, os chamados…