Por

Redação da Revista Autismo

Podcast lança episódios sobre hipersensibilidade no autismo

31 de julho de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, liberou três episódios relacionados a hipersensibilidade no autismo nas últimas semanas. São “Seletividade Alimentar”, “Hora de Dormir” e “Hipersensibilidade e Hipossensibilidade”. “Seletividade Alimentar” foi apresentado por Luca Nolasco, enquanto os dois últimos por Tiago Abreu.

Academia do Autismo

Em “Seletividade Alimentar”, foram exploradas as dificuldades na infância na alimentação, incluindo restrições alimentares e situações familiares desagradáveis. “Hora de Dormir” envolveu distúrbios do sono e a dificuldade, de alguns autistas, com a qualidade do descanso. Já “Hipersensibilidade e Hipossensibilidade”, lançado nesta sexta-feira (31), é focado de forma mais geral nas reações atípicas que autistas costumam ter em relação a estímulos do ambiente.

Sobre o tema, Willian Chimura, pesquisador, youtuber e um dos integrantes do podcast, chegou a dizer: “Não é a pessoa que é hipo ou hipersensível, mas sim interpretar e entender que aquela pessoa pode ter uma hipo ou hiper-reatividade, na verdade. Ou seja, a forma que a pessoa reage a determinados estímulos que estão no ambiente dela ali pode ser desproporcional dependendo da situação”.

Os episódios estão disponíveis para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.



Compartilhe

Comentários

'Nosso objetivo é prevenir questões de abuso', diz Raquel Del Monde sobre educação sexual de autistas — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / TV Globo
Ativista no autismo, “ser ou não ser…”

Ativista no autismo, “ser ou não ser…”

/
Por Selma Sueli Silva
Ativista no Autismo, “ser ou não ser, eis a questão.” A…