11 de maio de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Introvertendo, podcast produzido por pessoas no espectro autista, completa 5 anos nesta quinta-feira (11). Com 7 integrantes autistas, o projeto está ativo desde maio de 2018 com episódios que abordam questões do autismo na vida adulta.

Em comemoração ao aniversário, o podcast está lançando episódios especiais. O primeiro, que saiu na semana anterior, trouxe a psicóloga Tatiana Dunajew para abordar a inclusão de autistas na universidade. Já nesta quinta, a equipe do podcast liberou “Especial 5 Anos: Proibidão”, com trechos excluídos de vários dos 242 episódios publicados ao longo desses anos. Os podcasters também adiantam que, no final do mês, será lançado um terceiro episódio comemorativo, cujo título ainda não foi anunciado.

Publicidade
ExpoTEA

Para a Revista Autismo, Tiago explica que foi um desafio manter o Introvertendo no ar por tantos anos. “Como somos uma produção praticamente independente, tivemos e temos vários desafios financeiros, sem falar nas nossas próprias questões relacionadas ao autismo. Trabalhar em conjunto não é fácil. Mudamos nossa formação algumas vezes, mas a essência ainda permanece. Acho que isso é o mais importante”, pontuou.

O Introvertendo foi o primeiro podcast do Brasil totalmente produzido por autistas, e surgiu em maio de 2018 por meio de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. À medida que ganhou forma, o programa foi ganhando projeção na comunidade do autismo pelos debates em primeira pessoa sobre o autismo. Já em 2020, o podcast foi eleito um dos melhores do ano pela Apple Podcasts.

Atualmente, são parte do Introvertendo os seguintes membros: Carol Cardoso, Luca Nolasco, Michael Ulian, Paulo Alarcón, Thaís Mösken, Tiago Abreu e Willian Chimura.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

E por falar em Dia das Mães, vamos falar de culpa

Câmara dos Deputados aprova prazo indeterminado para laudo de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)