Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Pais de autistas descobrem que também estão no espectro

24 de maio de 2021Imagem: Revista Crescer/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO processo de diagnóstico de autismo na infância também pode revelar características de pais e familiares. Com base nisso, a Revista Crescer publicou, na última quinta-feira (20), um conjunto de histórias de pais de autistas que descobriram também serem autistas.

O produtor Luciano D’Miguel foi diagnosticado junto com o filho e relembrou sua infância. “Meu processo de aprendizagem foi diferente. Eles estranhavam meu comportamento pois não conseguia me adaptar aos trabalhos em grupo e nem ao futebol. Mas chamava a atenção por alguns cálculos próprios, diferentes dos que professora ensinava. Só que, naquela época, você era recriminado por isso e até apanhava em casa. Achavam que eu era um gênio, superdotado, mas isso não ajudou muito”, disse.

O psiquiatra Gustavo Dória destacou o fenômeno não é o mais comum nos diagnósticos de autismo. “Em geral, acontece com os casos leves, de características sutis, que não afetam a cognição. Pelo contrário, há vezes em que os adultos apresentam níveis elevados no funcionamento do cérebro e habilidades em certas áreas. Por isso, passam despercebidos e vão ser diagnosticados na fase adulta”, destacou.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Protocolo VB-MAPP - O que é e qual sua importância para pessoas com autismo - Canal Autismo / Revista AutismoAcademia do Autismo

Protocolo VB-MAPP

/
Gabriela Bandeira Por Gabriela Bandeira
O que é e qual sua importância para pessoas com autismo O Verbal…

Estudante de pedagogia descobre autismo na faculdade: ‘me ajudou’

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Thalita Oliveira, de 24 anos, foi diagnosticada com autismo e…