Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Mês do autismo: Caminhadas e eventos presenciais retornam, aos poucos

11 de abril de 2022Mês do autismo: Caminhadas e eventos presenciais retornam, aos poucos — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Prefeitura de Aparecida de GoiâniaImagem: Caudivino Antunes/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosEm 2020 e 2021, praticamente todos os eventos e iniciativas sobre autismo do mês de abril tiveram que ser cancelados ou promovidos de forma online. E desta vez, em 2022, ocorreu um retorno gradual às atividades presenciais. Nos dias 3 e 4 de abril, bem como 9 e 10 de abril, cidades como Recife, Vitória, Porto Alegre, Belém e Goiânia receberam caminhadas pelo autismo promovidas por associações locais.

Em Porto Alegre, a caminhada chegou a ser adiada pelas chuvas e ocorreu neste domingo (10) no Parque Farroupilha (Redenção) com participação de organizações como a Autismo & Vida, Movimento Orgulho Autista do Brasil RS (Moab), Associação Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo de Porto Alegre (Afapa) e apoio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Academia do Autismo

Em Goiânia, diferentes programações ocorreram no sábado de 2 de abril. Uma caminhada se deu no Parque Vaca Brava, com ativistas de associações como o Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (Naia) e Associação de familiares e Amigos do Autismo de Goiás (Afaag). Em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da cidade, também ocorreram iniciativas semelhantes. Em Vitória, ativistas e familiares iniciaram suas atividades no Píer de Iemanjá e seguiram até o Hotel Aruan, também no dia 2 de abril.

A Associação de Mães e Anjos Azuis movimentou o bairro Areias, na cidade de Recife, também no último dia 2. Em entrevista ao G1, Andreza Castro, diretora da associação, defendeu a iniciativa. “A gente está colocando esse indivíduo e sua família em um lugar de visibilidade. Trazendo essa visibilidade, a gente traz voz, traz vez e consegue dar o nosso recado que é de inclusão, é de respeito”, disse.

Na cidade de Belém, ativistas no Mosqueiro andaram pelas ruas do bairro com a caminhada “Empatia: conheça mais sobre autismo e quebre preconceitos”, organizada pela associação Descobrindo o mundo azul em 2 de abril. No dia seguinte, o Programa de Atendimento do Transtorno do Espectro do Autista (PROATEA/Crie) promoveu atividades na capital paraense na Praça do Horto Municipal.

Já em Curitiba, os parques Barigui, Náutico, Atuba e Lago Azul promoveram atividades sobre o autismo em 3 de abril com o apoio da União de Pais pelo Autismo (Uppa).

Compartilhe

Comentários

Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…
Adolescente autista lança primeiro livro — Canal Autismo / Revista Autismo

Adolescente autista lança primeiro livro

/
Por Redação do Canal Autismo
Pedro Henrique, de 17 anos, está iniciando sua trajetória como…