Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Estatuto da Neurodiversidade é discutido em audiência pública no Recife

12 de abril de 2022Estatuto da Neurodiversidade é discutido em audiência pública no Recife — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Câmara Municipal do RecifeImagem: Câmara Municipal do Recife/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosA Câmara Municipal do Recife discutiu, na última quinta-feira (7), a criação do Estatuto da Neurodiversidade. Proposta pela vereadora Liana Cirne (PT-PE), a audiência teve como tema a situação de autistas, pessoas com TDAH, dislexia e outros transtornos em relação a atendimento médico e escolar. O debate incluiu ativistas com deficiência, mães e outros parlamentares.

O vereador Ivan Moraes (PSOL-PE) estava presente e afirmou que a ação tem, como contexto, um maior debate sobre o autismo. “Dentro da diversidade do autismo, existe gente que precisa de pouca atenção, que precisa de alguma atenção e que precisa de um centro de referência, de um neuro acompanhando. Fico curioso para saber o que já está sendo feito na Secretaria de Saúde e quais são os nossos desafios”, afirmou.

Academia do Autismo

Mônica de Lucena, que é mãe de um menino autista e faz parte do grupo de 200 famílias chamado Vivendo Com Autismo, afirmou que existe uma invisibilidade das pessoas com deficiência e suas famílias e uma falta de serviços especializados. “Eu passo as minhas experiências para muitas mães. É preciso nos unirmos. Conheço mães que tiram a vida porque não suportam a discriminação que, muitas vezes, começa em casa”.

O evento também trouxe a participação do pesquisador e jornalista Tiago Abreu, autor do livro O que é neurodiversidade?. Ele explicou o conceito por trás do termo “neurodiversidade”. “Assim como existe o termo biodiversidade, a neurodiversidade seria sobre a diversidade neurológica que existe em toda a população. É sobre as pessoas com transtornos, mas também sobre os chamados neurotípicos. Todos nós colaboramos para novas perspectivas de mundo”, afirmou.

Segundo a vereadora Liana Cirne, que também é mãe de autista e diagnosticada com TDAH, a expectativa é que os debates avancem rapidamente e que seja apresentado algo mais concreto até o Dia do Orgulho Autista, que ocorre em 18 de junho.

Assista a transmissão:

Compartilhe

Comentários

Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…
Adolescente autista lança primeiro livro — Canal Autismo / Revista Autismo

Adolescente autista lança primeiro livro

/
Por Redação do Canal Autismo
Pedro Henrique, de 17 anos, está iniciando sua trajetória como…