3 de maio de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, promoveu uma live comemorativa de seus 31 anos de existência na última segunda-feira (26). Para a transmissão no Instagram, foi convidada a médica Maria Eulina Quilião. No entanto, a conversa acabou se tornando uma polêmica por um trecho em que Quilião afirmava que o autismo está “na moda”.

“Surgiu uma entrevista: ‘olha, eu sou jornalista, eu tenho dois filhos, casada e sou autista’. Não é real, ela não é autista, isso é impossível, tá? Tá na moda, né? Autistas não são funcionais. Se são funcionais, não são autistas”, disse a médica.

Publicidade
ExpoTEA

O trecho específico foi compartilhado por vários perfis e recebeu críticas de autistas, familiares e profissionais. O designer Fábio Sousa, autista e pai de autista, disse que “Quem está certo nessa história: uma profissional que divulga mentiras ou centenas ou milhares de profissionais que dedicam anos de estudo e suas carreiras a entender, diagnosticar e cuidar de nós autistas?”, questionou.

A escritora Michelle Malab, também autista e mãe, fez críticas ao posicionamento da organização. “É triste ver a entrevistadora também validar a fala da tal profissional com risinhos e sinal de concordância com a cabeça. Estão todos errados”, lamentou.

O pesquisador Lucelmo Lacerda comentou o ocorrido, afirmando que o argumento de Maria Eulina estaria embasado numa noção de autismo anterior ao DSM-V, de 2013. “Uma coisa que eu tomo muito cuidado é de me posicionar em relação às outras pessoas. É muito difícil você dizer quem é e quem não é uma pessoa com autismo porque uma coisa é o que você está vendo aqui. Outra coisa muito diferente é o dia a dia”, refletiu.

Em resposta às críticas, a AMA de Campo Grande publicou uma nota de esclarecimento. “Convidamos para esse momento de celebração a Dra. Maria Eulina e, devido repercussão da live, pedimos desculpas por qualquer desconforto causado”, constou um trecho do texto.

COMPARTILHAR:

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro "O que é neurodiversidade?".

Autistas comentam sobre hiperfoco em podcast

Vitória de Hopkins no Oscar levanta debate sobre acessibilidade

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)