27 de junho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

No programa semanal “Conversa com o Presidente“, transmitido pelo canal oficial do Youtube do presidente Lula, hoje (27) de manhã, o líder do Executivo mencionou o autismo e o direito das pessoas com deficiência (PcD). Ele citou o aumento de diagnósticos e a importância de se dar oportunidade a essa população.

No bate-papo, apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa, que faz parte da equipe de comunicação do governo, Lula, para responder uma questão relacionada a condições de saúde mental, citou o autismo e o aumento de diagnósticos como exemplo. Uchôa citou que saúde mental não era um assunto quando o presidente era jovem, “coisas que são muito reais hoje”.

Publicidade
Tismoo.me

Lula respondeu, referindo-se a seu aprendizado acerca do assunto: “É que tinha pouco diagnóstico! Vou pegar o autismo, por exemplo. Hoje tem muito diagnóstico e é uma coisa que eu fico encantado em tentar encontrar uma saída para os autistas. Eu não sei se você lembra, na minha posse, a Janja pediu para quem não tivesse a salva de tiros, porque o barulho assusta o autista. É o tipo de coisa que a gente vai aprendendo”, explicou ele, que ainda continuou: “Então, são várias coisas que nós precisamos tratar com mais respeito e com mais carinho, que é a questão das pessoas com deficiência. Esse é um mundo novo para nós; essa é uma exigência nova da sociedade que está cobrando. A pessoa não quer ser tratada como se fosse um coitadinho, não! As pessoas querem ser respeitadas no seu direito, as pessoas querem ter oportunidade de trabalhar, de acordo e do jeito que ela pode trabalhar; e é isso que o Estado precisa garantir”, finalizou Luiz Inácio Lula da Silva.

Vídeo

A seguir, assista ao programa todo ou apenas ao trecho que Lula cita o autismo e as pessoas com deficiência, de 31:46s até 38:12s.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Família com menino autista T-21 faz vaquinha para mudança após hostilidade em condomínio

Evento em Fortaleza discute diagnóstico tardio de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)