Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Livro Autismo ao longo da vida é lançado

7 de maio de 2022Livro Autismo ao longo da vida é lançado — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Literare BooksImagem: Divulgação

Tempo de Leitura: < 1 minutoO livro Autismo ao longo da vida, que aborda o autismo em todas as idades, é lançado pela editora Literare Books. A obra, que conta com organização da neuropediatra Deborah Kerches, traz textos de ativistas e pesquisadores do meio autista, entre eles: Lucelmo Lacerda, Kenya Diehl, Carlos Gadia, Kaká do Autistólogos, Fátima de Kwant e Graciela Pignatari.

Segundo a editora, a produção é “uma ferramenta de conscientização para toda a sociedade, para que cada pessoa ajude a promover, aqueles que estão no espectro, uma vida baseada no respeito, acolhimento e felicidade genuína”. A obra pode ser adquirida online.

Academia do Autismo

Especialistas que compõem a obra:

Aída Teresa dos Santos Brito, Alessandra Peres, Aline Rodrigues Sorcinelli , Carla Bertin, Carlos Gadia, Carolina Lourenço Reis Quedas, Carolina Yoshida Scotini, Celeste Barra, Cibele Kátia Faria Calza, Daniela D. P. Landim, Deborah Kerches, Elaine Miranda, Ellen Balielo Manfrim, Fabiele Russo, Fatima de Kwant, Fernanda Carneiro, Graciela Pignatari, Helenise H. Vieira, Indihara Horta, Izaniele Marquetti, Jéssica Coelho, Kaká do Autistólogos (Karine Koerich), Karla Andrea Corrente de França, Keli Costa dos Santos, Kenya Diehl, Letícia da Silva Sena, Lidiane Ferreira, Lucelmo Lacerda, Mariana Fenta, Mariane Richetto da S. Antoniaci, Milena Silva, Mirella Senise, Natalia Silva, Nataly Oliveira S. Correia, Paloma Urcia Prat Sacolito, Reinaldo de Souza Araújo, Ruth Rocha Franco, Samanta Tiele, Sinara Paniagua Pinto, Thiago Castro, Thiago Gusmão, Ulisses Lopes e Valéria Gonzaga Santos.

 

[Atualizado em 08/05/2022 23h22 com todos os nomes dos autores]

Compartilhe

Comentários

Pesquisa do CDC revela número alto de prevalência de autismo nos EUA em crianças de 8 anos, além de grande aumento em relação a pesquisa anterior

/
Por Redação da Revista Autismo
Os números são de se duvidar. Não fosse a credibilidade do Center of Disease Control and Prevention (CDC, sigla em inglês para Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos Estados Unidos, a pesquisa poderia ser questionada. Mas não é o caso. Dizer que, em média, nos Estados Unidos, temos uma criança dentro do espectro autista para cada 110 crianças de oito anos de idade é, no mínimo, alarmante. E estes são dados de 2006. Como é mais comum em meninos, eles apresentam números ainda mais preocupantes (um caso em cada 70 indivíduos), ao passo que meninas têm menor risco (um para 315) – a proporção é de quatro a cinco meninos para uma menina.

ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
O autismo é uma condição crônica, caracterizado pela presença de importantes prejuízos em áreas do desenvolvimento, por esta razão o tratamento deve ser contínuo e envolver uma equipe multidisciplinar (Schwartzman, 2003). A eficácia de um tratamento depende da experiência e do conhecimento dos profissionais sobre o autismo e, principalmente, de sua habilidade de trabalhar em equipe e com a família (Bosa, 2006).

Saiba o que é um QR-Code e como usá-lo

Por Redação da Revista Autismo
Um QR-Code é uma matriz, uma espécie de código de barras de…