Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Introvertendo completa 4 anos; podcast de autistas é pioneiro no Brasil

11 de maio de 2022Introvertendo completa 4 anos; podcast de autistas é pioneiro no Brasil — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo comemora 4 anos de existência nesta quarta-feira (11). O programa é o primeiro do gênero do Brasil e surgiu em maio de 2018 por iniciativa de estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Atualmente, fazem parte dele autistas residentes em mais três estados do Brasil: São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Em comemoração a data, é lançado o episódio 212, cujo título “Especial 4 Anos: Autistas Bêbados”, que traz o estudante Luca Nolasco, a arquiteta Carol Cardoso e o jornalista Tiago Abreu conversando sobre vários assuntos enquanto se embebedam. “Todo aniversário pensamos em fazer algo atípico, e desta vez não foi diferente. A ideia era simplesmente beber, gravar e ver no que dava. E deu tudo certo. Na minha opinião, é um episódio muito bonito pela espontaneidade. Começamos rindo bastante e terminamos a gravação chorando. Certamente catártico”, disse o Tiago.

Academia do Autismo

Com um catálogo de mais de 200 episódios, o Introvertendo discute questões do autismo geralmente ligados à vida adulta. Em 2022, foram liberados episódios sobre autismo em idosos, sexualidade no autismo, amizade entre autistas e até sexo. Segundo Tiago Abreu, a equipe ainda tem mais temas para gravar. “Ainda este ano, por exemplo, queremos abordar questões regionais do Brasil relacionadas ao autismo. E, se conseguirmos nos manter no ar, também vamos planejar algo bem legal para o aniversário de 5 anos em 2023”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

É possível identificar o Autismo Infantil antes dos 2 anos de idade

Por Redação da Revista Autismo
por Walter Camargos Júnior Neste texto o autor, que…

Epidemia de autismo?

/
Por Redação da Revista Autismo
As mudanças nas taxas do autismo vêm sendo debatidas com freqüência. Recentemente pensou-se até estar havendo uma epidemia de autismo. Uma das idéias era a de que o uso de vacinas como a tríplice viral (SCR: sarampo/caxumba/rubéola) poderiam estar associadas a manifestação da síndrome. Esta idéia se difundiu e houve uma redução significativa de crianças vacinadas principalmente nos EUA e Europa, fazendo com que doenças que anteriormente estavam erradicadas voltassem a aparecer. Muitos estudos foram realizados e não ficou provada a associação das vacinas com o autismo. Os estudos apontam sim mudanças significativas nos conceitos de autismo e a eficiência dos métodos para se encontrar novos casos como responsáveis por este aumento (Fombonne, 2002).

Na intervenção fonoaudiológica é preciso avaliar e tratar o quanto antes

/
Por Redação da Revista Autismo
Nos casos de autismo ou transtornos do espectro do autismo (TEA), é de extrema importância a adequada avaliação e intervenção de linguagem, uma vez que é um aspecto notadamente comprometido. As alterações de linguagem influenciam no prognóstico destes quadros, podendo variar de acordo com a severidade do quadro. A adequada avaliação de linguagem auxiliará no diagnóstico e pro-verá um adequado planejamento de intervenção.