26 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Leiza Leite é fonoaudióloga e possui cerca de 10 anos de trabalho no campo da saúde em Taubaté, no interior de São Paulo. Em entrevista ao podcast Introvertendo, no episódio “Comunicação Alternativa e o Problema da Comunicação Facilitada”, lançado na última sexta-feira (22), ela explicou o que é comunicação alternativa e aumentativa (CAA).

“Todos nós usamos outras formas de comunicação além da verbal. Qualquer outra forma de comunicação, seja o olhar, o gesto, expressão facial, tudo isso já é uma outra forma, já é uma comunicação alternativa que não seja a fala. Porém existe uma forma das pessoas se comunicarem através de figuras, através de desenhos, através de sistemas de comunicação e isso é que se dá o nome de sistema de comunicação alternativa”, disse ela.

Publicidade
Matraquinha

A fonoaudióloga também explicou que a CAA pode ser entendida como uma tecnologia assistiva. “Tudo o que você usa de suporte, tanto para locomoção como pra fala, tudo é considerada uma tecnologia assistiva. E a comunicação alternativa é um tipo de tecnologia assistiva. Existem recursos tecnológicos de todas as formas hoje em dia, inclusive gratuitos, que você consegue baixar em celular, em tablets pra ter uma prancha de comunicação ou ter figuras que inclusive você aperta e você tem o recurso da fala”, destacou.

Ouça o episódio completo:

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

‘Isso explicou toda minha vida’, diz mãe autista sobre diagnóstico tardio

‘Eu tive uma grande sorte’, diz Marcos Petry sobre diagnóstico na infância

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)