25 de março de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará e com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição, Flávia Marçal é pesquisadora e professora. Além do seu trabalho no direito, também é fundadora do Grupo Mundo Azul e atuou em grupos de trabalho a nível estadual e nacional na discussão educacional e de direitos de autistas. Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada nesta segunda-feira (25), Marçal abordou sua trajetória profissional no campo do autismo e outros temas.

Paraense, Flávia é uma das expoentes da discussão do autismo da região norte. Durante a entrevista, ela relembrou a atuação que teve na formação do Grupo Mundo Azul e a função do ativismo do autismo para orientar as políticas públicas. “Os problemas não são resolvidos na noite para o dia. Mas a gente também entende que não é olhando só para o problema que ele será resolvido. Os gestores públicos ainda não têm todas as informações técnicas e necessárias para uma tomada de decisão adequada. E se a gente não ocupar esse espaço, se a gente não falar, se a gente não dialogar, enquanto comunidade, e para com o restante da sociedade, é claro que vai ficar muito mais difícil de um gestor conseguir acertar em uma política voltada para pessoas com transtorno do espectro do autismo”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

Marçal também abordou a sua participação no parecer 50/2023 do Conselho Nacional de Educação. Segundo ela, o trabalho foi iniciado em 2018. “Nós entendemos que já existiam legislações espalhadas no ordenamento jurídico que garantiam uma série de direitos do ponto de vista educacional a estudantes com autismo. Mas a gente tinha dois pontos. Primeiro, não havia uma organização desses documentos, não havia uma sequência didática, digamos assim, de como isso poderia acontecer. E segundo ponto, muitas vezes essa legislação não deixava claro como isso poderia acontecer. Então, nós usávamos os instrumentos jurídicos para explicar como que essa inclusão acontece no dia a dia da escola”, contou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

SESI-MA oferece curso prático de autismo

Centro de lazer adaptado para autistas é lançado em Parintins

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)