12 de junho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Um áudio do secretário de educação da cidade de Rio Grande, Henrique Bernadelli, começou a circular nas redes sociais e motivou um protesto de pais de familiares de crianças com deficiência. A ação reuniu cerca de 200 pessoas na última quarta-feira (7). Os manifestantes solicitaram a exoneração do secretário.

Segundo a RBS, Henrique teria dito que “Nós temos um problema sério causado pelas inclusões. Esse ano, a matrícula está apontada que nós vamos ter 2.951 inclusos. Isso significa quase 6 mil vagas a menos na rede. Se nós não conseguirmos manter ou atender a demanda do público em virtude deste fato, nós vamos ter problemas de recursos transferidos para a Smed. Nós precisamos reavaliar essa questão da legislação, do bloqueio de vagas para cada incluso, apenas tentando racionalizar de forma que seja no estritamente necessário”.

Publicidade
Congresso Extraordinário

A fala repercutiu mal entre familiares de pessoas com deficiência. “Para nós foi muito sofrido ouvir que os nossos filhos são um problema. Para além disso, a gente está tendo muitas problemáticas em relação a educação especial”, disse Wanda Bueno.

O secretário, por sua vez, disse que foi interpretado incorretamente. “Eu fico perplexo com a exploração desse lado da questão, e não se leva em consideração tudo que a secretaria tem feito para melhorar o atendimento da educação especial”, defendeu.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Dia dos Namorados: Casal de autistas se conheceu pela internet há mais de 10 anos

ANS autoriza aumento de até 9,63% nos planos de saúde individuais e familiares

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)