11 de junho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Any Serpa e Gustavo Borges são autistas e estão juntos há mais de 10 anos, sendo parte deles casados. A história do casal foi contada por Gustavo no 246º episódio do podcast Introvertendo, lançado nesta sexta-feira (26). O relacionamento, segundo ele, começou por meio de uma interação em um blog de cultura nerd e por conversas no Orkut. Os dois, que moram em Goiânia, se encontraram presencialmente para assistir Batman – Cavaleiro das Trevas Ressurge, e mais tarde engataram um relacionamento.

Inicialmente, só Any tinha o diagnóstico de autismo. Para Gustavo, não havia uma percepção inicial de que ela era diferente. “Todo mundo é pelo menos um pouco estranho do meu ponto de vista. E também tem o fato que a Any foi bem aberta comigo sobre isso. Já no segundo encontro ela sentou comigo e me contou que ela era autista. E eu simplesmente falei: ‘está bom’. Depois do encontro eu dei uma olhada na internet pra aprender um pouco mais e não me pareceu nada demais. E já que não era nada demais, não era um problema para poder dar continuidade na relação. Até porque eu também sempre me considerei bem estranho”, contou.

Publicidade
Genioo

As suspeitas de que ele também era autista surgiram depois, à medida que Gustavo foi se identificando com as características do autismo e descobrindo que parte dos seus amigos também estavam sendo diagnosticados. “Pra eu me aceitar como autista, foram uns três anos. Pra eu conseguir o laudo de fato, já devia estar junto com a Any há uns oito anos, quase nove. Tive umas conversas, separei um dinheiro e aí eu fui diagnosticado por uma neuropsicóloga. Eu não sou o autista mais típico ou o autista mais padrão e isso dificulta um pouco o diagnóstico e até algumas pessoas acreditarem no meu diagnóstico”, lamentou.

O jornalista Tiago Abreu, que apresenta e conduz o episódio, conta que Gustavo e Any fazem parte dos bastidores do Introvertendo. “O legal de gravarmos com ele é que conhecemos os dois há anos. A Any fazia parte do grupo terapêutico do Saudavelmente praticamente desde o início, a partir da segunda semana. Na época que fundamos o Introvertendo, ela estava ausente do grupo, e por isso nunca gravou com a gente. Já o Gustavo nos acompanha desde o início e é muito amigo do Otávio [ex-integrante], por isso não podíamos perder a oportunidade de contar a história do casal”, disse.

O episódio “Casamento Entre Autistas” também traz questões sobre a convivência do casal no dia a dia, a relação com a família, a cerimônia de casamento e como o autismo se relaciona com a dinâmica do casal. O conteúdo está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Sophia Mendonça participa de série documental na HBO e Discovery

Fala de secretário sobre educação especial gera protesto no RS

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)