25 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduado em Psicologia e com doutorado em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pela Universidade de Münster, José Raimundo Facion é pesquisador, professor, palestrante e um dos profissionais mais longevos ligados à comunidade do autismo, com mais de quatro décadas de experiência. Além do seu trabalho como psicólogo, também é autor de livros sobre condições do neurodesenvolvimento e inclusão escolar. Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada neste domingo (25), Facion abordou sua trajetória profissional no campo do autismo e em outros âmbitos.

Natural de São João del-Rei, José Raimundo Facion fez graduação e doutorado na Alemanha, por conta da ditadura militar que ocorria no Brasil. No país, teve seu primeiro contato com pessoas autistas no atendimento clínico. Ao voltar para o Brasil na segunda metade da década de 1980, chegou a ser professor titular da Universidade Federal da Bahia.

Publicidade
ExpoTEA

Sobre suas convicções, Facion disse ser contra violência. “Eu sou cristão católico, eu sou regido pelos princípios elementares da boa fé, da irmandade, da solidariedade, ou seja, os princípios da paz, da resiliência, da compaixão. Nada de armas, nada de tortura. Problemas da vida humana, desde cedo eu aprendi, que se resolvem com educação, e não com outras estratégias não humanas“, contou.

Além de seu trabalho com o autismo e como autor de livros sobre condições do neurodesenvolvimento, o professor foi reitor da Universidade Federal de São João del-Rei. “Era uma universidade ainda recém criada. Foi um desafio que eu levei, e claro, eu estava numa época da expansão, então, por exemplo, biblioteca pública, cinco andares na minha gestão, laboratórios de física, de mecânica, porque a minha atuação com os colaboradores sempre foi de precisarmos ter uma boa infraestrutura para que o nosso professorado possa trabalhar, possam produzir, e os nossos alunos tenham condições de ter conhecimento mais sólido. Você não tinha muito tempo para ficar filosofando, era tomar decisões, a universidade em franco desenvolvimento, ela era muito jovem, então eu não quis, inclusive, nem me recandidatar”, disse.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Recife recebe roda de conversa sobre autismo e mercado de trabalho

CIPTEA em Maceió será emitida em nova unidade de atendimento

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)