2 de junho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A psicóloga Aline Provensi foi entrevistada no 245º episódio do podcast Introvertendo lançado nesta sexta-feira (2), cujo título é “Altas Habilidades e Autismo”. Ela, que também é diagnosticada com autismo e altas habilidades, afirmou que muitas pessoas tem dificuldade de separar as características das condições. “Eu vejo as pessoas se confundindo muito, as vezes achando que é altas habilidades só porque vai bem na escola, é uma pessoa que fala muito bem sobre os interesses dela, tem uma fala muito articulada sobre as coisas, se expressa muito bem, mas quando é sobre um tema específico”, alertou.

Nesse sentido, Provensi também defendeu que, pelo fato de algumas pessoas autistas conseguirem trabalhar e estudar, dificuldades passam despercebidas. Ela também falou sobre as cobranças que autistas com altas habilidades podem ter. “Por você saber que as pessoas esperam muito de você, você também se cobra muito para atingir esses padrões. Então você passa dos seus limites o tempo inteiro. Você tenta se encaixar de qualquer jeito porque você acha que tudo é uma mera questão de esforço. Se eu me esforçar, eu vou conseguir. Se eu não estou sendo aceita, é porque eu não estou me esforçando. Então sem acompanhamento, se você é autista também, isso é uma tragédia sem fim”, lamentou.

Publicidade
Congresso Extraordinário

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Lucelmo Lacerda lança livro sobre pseudociência na educação especial

Autistas Cruzeirenses e Autistas do Galo marcam presença na Expo Futebol em Contagem

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)