20 de setembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em entrevista exclusiva, o pai da Turma da Mônica fala de inclusão e do aniversário do personagem autista da turminha

Numa entrevista descontraída e divertida, Mauricio de Sousa falou com exclusividade à Revista Autismo sobre os 20 anos do André, o personagem autista da Turma da Mônica, de inclusão, de outros personagens com deficiência e diversos assuntos ao receber nossa equipe na sua “segunda casa”, a Mauricio de Sousa Produções (MSP). O vídeo completo está no canal do Youtube da Revista Autismo.

A ideia de criar um personagem autista na Turma da Mônica surgiu em 2001. A MSP ouviu diversos especialistas, seguiu com o projeto até o “nascimento” do André em 2003, com o lançamento do gibi “Um Amiguinho Diferente” (que pode ser lido no site do Instituto Mauricio de Sousa — tem link na versão online desta reportagem).

Publicidade
ExpoTEA

Depois da revistinha, vieram os vídeos de animação, em que o André fala sobre sinais e sintomas de autismo, com milhares de visualizações no canal do Youtube da MSP.

No início de 2019 iniciou-se a parceria com a Revista Autismo, por meio do Instituto Mauricio de Sousa, com a criação e publicação de uma história em quadrinhos (HQ) exclusiva para a revista em toda edição. Agora, essas HQs estão sendo publicadas em gibis de banca frequentemente, furando a “bolha” da comunidade que busca informação sobre autismo e chegando a todos que adquirem os diversos gibis da MSP — como: Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento e o Turma da Mônica.

Não deixe de assistir à entrevista, que está realmente imperdível e o Mauricio, como sempre, esbanjando generosidade e simpatia.

Vídeo da entrevista

Assista ao vídeo com a entrevista completa, sem cortes, a seguir.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Autistas relatam efeitos da procrastinação em podcast

‘Minha filha me culpa pelo diagnóstico tardio’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)