Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Encontro do Grupo Método com palestras internacionais teve lançamento de livro

22 de julho de 2022Encontro do Grupo Método com palestras internacionais teve lançamento de livro — Canal Autismo / Revista AutismoGrupo MétodoWillian L. Heward e Jill Dardig autografando livros durante o evento.

Tempo de Leitura: < 1 minutoO 1º Encontro Grupo Método – Intervenção Comportamental, Ciência e Aplicação, foi realizado no último fds (16 e 17) em uma das unidades do Grupo Método, em São Paulo, e teve como objetivo inaugurar uma série de encontros com conteúdo interativo e instrutivo para profissionais envolvidos no tratamento do TEA, familiares e pessoas interessadas no assunto.

Foram dois dias de diversas palestras e mesas redondas com participação de convidados nacionais e internacionais, que abordaram assuntos como ABA e suas aplicações, inclusão escolar, transição para a vida adulta, inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Publicidade
Academia do Autismo

O evento contou com duas formas de participação: presencial ou on-line, ambas com acesso à tradução simultânea e interpretação em Libras.

Toda a programação foi pensada a partir do conteúdo do livro “Vamos fazer um combinado?”, que foi lançado pela editora GMétodo no final do primeiro dia do evento, e contou com a presença dos dois autores, Jill. C. Dardig e William L. Heward — que realizaram um sorteio de um exemplar autografado.

O livro tem como tema apresentar estratégias baseadas em combinados comportamentais para melhorar a qualidade de vida de todos. Os autores exemplificam modos de desenvolver combinados de maneira criativa e simples, com ilustrações divertidas que nos remetem a situações cotidianas.

A segunda edição do evento já está confirmada, com data prevista para o próximo ano, em agosto de 2023.

Veja a seguir, imagens do evento.

Compartilhe

Mediador escolar: quem tem direito?

/
Por Lucelmo Lacerda
Mediador ou tutor são alguns dos inúmeros nomes dados ao profissional que tem por função acompanhar estudantes com autismo na sua escolarização. Diz a Lei Federal 12.764 que: “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista [...] terá direito a acompanhante especializado”. Alguns compreendem que o papel deste acompanhante é o de cuidador. Se assim for, só têm direito estudantes que não consigam, sem auxílio, ir ao banheiro, comer, ou executar outras atividades de igual natureza.. Mas como o acompanhante deve ser “especializado”, vou pressupor aqui que seu papel seja apoiar também o ensino (isso pode ser feito em vários modelos, que não explorarei neste texto).
ABA e o ensino da fala — Celso Goyos — Revista Autismo

ABA e o ensino da fala

/
Por Celso Goyos
A fala antecede a aquisição da linguagem complexa e é uma das características mais marcantes que o ser humano apresenta, sendo, para muitos, o divisor de águas entre seres humanos e infra-humanos. Quando, após a idade de 18 meses, a criança não apresenta a fala, ou a apresenta, mas de forma menos desenvolvida do que outras crianças de mesma idade e de nível sócio-econômico-cultural semelhante, é motivo de grande preocupação para os pais. Se a ausência, ou atraso, da fala persiste após os 18 meses, e a criança não apresenta prejuízo na estrutura auditiva e na estrutura da fala, tampouco apresenta prejuízos neurológicos significativos que justifiquem a condição, esta criança pode estar sob suspeita do diagnóstico de autismo. Este diagnóstico pode se confirmar, ou não, a depender das outras características definidoras apresentadas na condição do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Revista Autismo

aconTEAcimentos

/
Por Redação da Revista Autismo
Fatos, acontecimentos e notícias a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).