21 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo e o Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia) promoveram, neste sábado (19), o Encontro de Autistas Adultos de Goiânia. O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da cidade, reuniu autistas adultos, familiares, fãs do Introvertendo e demais pessoas interessadas na pauta do autismo. Além de uma roda de conversa, a programação contou com uma mesa redonda de discussão sobre inflexibilidade e pensamento rígido, uma das características mais frequentes do autismo.

A mesa-redonda, formada por Tiago Abreu, Luca Nolasco e Izabella Pavetits, foi a base da gravação de um episódio do Introvertendo, que será lançado dia 8 de setembro em áudio e vídeo, e marca um dos últimos conteúdos da despedida do programa. O Introvertendo surgiu em 2018 a partir de uma iniciativa de estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e anunciou recentemente o encerramento de suas atividades para o mês que vem.

Publicidade
ExpoTEA

O jornalista Tiago Abreu, um dos organizadores do evento, afirmou que a iniciativa envolveu vários desafios. “Tínhamos um prazo muito limitado para fazer o evento ocorrer, questões de equipamento, e os membros do Naia nos ofereceram uma ajuda fundamental. Foi um evento muito ousado, no sentido de que nunca tinha ocorrido nada do tipo organizado e focado em autistas adultos aqui em Goiás e que tivesse um foco mais cultural do que médico”, contou.

Além da gravação do episódio, Abreu conta que o público teve mais de 2h para discutir outros temas referentes ao autismo e fazer perguntas aos três. “A maioria das pessoas que nos fizeram perguntas eram autistas. Discutimos bastante sobre universidade, mercado de trabalho, o diagnóstico de familiares que depois se descobriram autistas e até algumas questões mais filosóficas sobre o autismo”, acrescentou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

UFPI lança livro sobre atividades motoras para autistas

Comissão de Saúde anuncia audiência pública sobre autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)