13 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: 1 minuto

O filme “Conselhos” é um curta-metragem produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a Porão Filmes e agência Audaz, de conscientização sobre o autismo, que conta com a participação especial do cantor Vitor Fadul — diagnosticado com autismo aos 25 anos —, além de contar a história de outras pessoas que tiveram o diagnóstico tardio.

Desde a última quinta-feira (9), uma versão de 30 segundos do curta está sendo exibida em todas das salas de cinema Kinoplex e PlayArte, além de 100 salas Cinemark, em todo o Brasil, até o final deste mês de novembro (2023), nos trailers de todos os filmes. Segundo o instituo, ação é parte da uma campanha que o IJC está chamando de “1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo” — imagino que o nome seja uma referência à “primeira campanha do IJC”, pois todo ano temos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) com campanhas nacionais no Brasil, durante todo o mês de abril, a respeito do tema, envolvendo toda a comunidade ligada ao autismo, associações, entidades, além de algumas empresas e mídias (veja os temas nacionais de 2020, 2021, 2022 e 2023).

Publicidade
ExpoTEA

O filme é bem interessante: mostra uma versão criança de cada participante, feita com ajuda de inteligência artificial, conversando com sua versão adulta (que são os autistas participantes do curta, todos com diagnóstico tardio) sobre seu passado e futuro.

“Esta ação no cinema representa um passo importante na promoção da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Queremos criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e capazes de desfrutar de experiências que reforcem a importância da inclusão”, destacou Daniela Mendes, superintendente do IJC, no evento de lançamento do curta, na última quinta-feira.

Curta-metragem

Assista à versão completa do filme a seguir:

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Livro reúne legislação brasileira sobre autismo

Folha de S.Paulo promove diálogo sobre autismo em painel de saúde

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)