Avatar

Por

Redação da Revista Autismo

""

“É uma lógica machista”, diz Lucelmo Lacerda sobre desigualdade de gênero na comunidade do autismo

7 de agosto de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, lançou um episódio comemorativo do Dia dos Pais nesta sexta-feira (7). Chamado “Pais de Autistas”, o episódio traz as participações de Alexsander Sales e Lucelmo Lacerda e é apresentado por Tiago Abreu e Willian Chimura.

Alexsander Sales é pai do fotógrafo Nicolas Brito, também um dos principais palestrantes autistas do Brasil. Lucelmo Lacerda é pesquisador na área de Educação e também é pai de uma criança autista. Na conversa, os dois abordaram vários aspectos em torno da comunidade do autismo, como a menor participação masculina na criação de filhos e as diferentes fases do charlatanismo.

Questionado sobre a maior participação de mães na comunidade do autismo, Lucelmo enfatizou a desigualdade de gênero. “É uma lógica machista que perpassa todos os campos da sociedade. Quando a gente olha pra comunidade, é muito difícil a gente encontrar pais engajados, mas se a gente olhar pra dentro das casas, isso também acontece. Engajados na relação com a criança, com o tratamento, procurar tratamentos, tomar decisões, ir atrás disso e eu acho que isso sem dúvida nenhuma é um problema”, afirmou.

Alexsander também aproveitou para contar acerca das diferentes fases que viveu em torno do desenvolvimento social de Nicolas e a importância de sua esposa, Anita Brito. “Eu cheguei assim muito, muito chateado, muito triste pra minha esposa. Falei: ‘Olha, a gente tá fazendo isso com o Nicolas aqui, tá trabalhando esse desenvolvimento com ele, mas não vai adiantar absolutamente nada, porque ele vai sair pro mundo e o mundo vai destruir ele. O mundo vai engolir o nosso filho’.”, contou.

“E a Anita, muito sabiamente, pegou na minha mão e falou assim: ‘Então nós vamos fazer o seguinte: nós vamos continuar tentando desenvolver o nosso filho aqui, trabalhando com ele dentro de casa e aí nós vamos sair pro mundo para também tentar mostrar pro mundo, levar informação pro mundo pra eles aprenderem a receber o nosso filho’.”, completou.

Em 2019, o podcast Introvertendo comemorou o Dia dos Pais conversando com pais diagnosticados com autismo. Além disso, também foi feita uma ação semelhante em maio deste ano, no Dia das Mães.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Inspirado pelo filho autista, pai ilustrador cria super-herói nos EUA

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Led Bradshaw, um ilustrador e pai de autista residente em Nova…
No Dia dos Namorados: artigo trata de relacionamento entre pessoas com deficiência intelectual — Canal Autismo / Revista AutismoFriendship Circle

Cérebro neurodivergente e as atividades de vida diária

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
Como vocês sabem, sou autista e mãe de uma mulher autista, de…