29 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Brasil bandeira mapa brasileiro população brasileiraPor todo o Brasil, diversas caminhadas e eventos estão programados para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (todo 2 de abril). Acontecendo no sábado (1º) ou domingo (2) e, em alguns lugares até mesmo na segunda-feira (3), as tradicionais caminhadas em busca de visibilidade para a causa voltam a acontecer depois de uma pausa por conta da pandemia de Covid-19 — as últimas caminhadas ocorreram em 2019. Há uma página com a lista de municípios e datas no site da Revista Autismo/Canal (cadastre sua cidade aqui).

A campanha nacional deste ano traz o tema “Mais informação, menos preconceito“, em busca de sensibilizar a sociedade para maior aceitação e inclusão de autistas em todos os âmbitos, além de lutar contra o capacitismo (preconceito relacionado à pessoa com deficiência). A comunidade ligada ao autismo sai às ruas não só para celebrar a data, mostrar sua importância, mas também para alertar a sociedade e as autoridades para suas demandas, como a falta de políticas públicas que atendam a essa população.

Publicidade
ExpoTEA

Rio

No Rio de Janeiro (RJ), haverá três caminhadas, portanto, diversas opções para o público — duas  neste domingo (2), a partir das 10h00, com diversas atividades para todo o público. Uma em Copacabana, no Posto 6, com oferecimentos de assessoria jurídica da OAB-RJ. A outra será uma caminhada solidária, que acontece na praia do Leblon, no posto 12, com a proposta dos participantes levarem fraldas geriátricas que serão doadas para a Obra Social Dona Meca, além de atividades pedagógicas, terapêuticas e científicas em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), além da distribuição de exemplares da nova edição da Revista Autismo. E uma terceira caminhada acontece no sábado, a partir das 8h00, no bairro Campo Grande.

Sampa

Na cidade de São Paulo, o evento acontece na Barra Fundo, na Praça Cívica do Memorial da América Latina, a partir das 14h00, com atividades para adultos e crianças e os shows de Simoninha, Banda Osso e Galinha Pintadinha, além de uma caminhada pelas ruas dos arredores do Memorial. Nos anos anteriores, a caminhada acontecia na Av. Paulista.

Em diversas datas e horários diferentes, o mesmo acontece nas demais cidades do Brasil. Há uma lista com as cidades, datas, horário, local e como obter mais informações no site CanalAutismo.com.br/caminhadas2023, para que todos possam participar em seus municípios. É possível cadastrar a caminhada da sua cidade neste formulário (clique aqui).

 

CONTEÚDO EXTRA

 

[Atualizado em 31/03/2023, 07h56, com uma terceira opção de caminhada no Rio]

 

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Projeto de lei pretende criar centros de referência em autismo no Mato Grosso do Sul

​​Jamef apoia Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)