18 de junho de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

Comemorado todo 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista surgiu em 2005 por iniciativa da organização britânica Aspies for Freedom. Com o objetivo de celebrar a identidade autista e a diversidade do espectro do autismo, a data costuma atrair relatos de autistas sobre suas vivências. Por isso, neste dia, a equipe da Revista Autismo traz 20 autistas brasileiros para acompanhar nas redes sociais.

Deborah Santos

Conhecida pelo nick @alecrimbaiano no Instagram e Twitter, Deborah Santos é ativista indígena. Em suas redes, ela aborda pratos gastronômicos. Ela aborda questões como alimentação saudável, anticolonial e não comprometida com a monocultura do agronegócio.

Publicidade
ExpoTEA

Alek Matteo

Responsável pelo perfil @autistanamed no Instagram e no Twitter, Alek é autista e estudante de Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu perfil aborda vida adulta, autonomia, características do autismo como a disfunção executiva e os stims.

Sobre o mês do orgulho autista, Alek disse em suas redes: “É importante que a gente lute pela inclusão e aceitação de todas as pessoas, independente de gênero, sexualidade, etnia ou deficiência”.

Jéssica Borges

Autista, TDAH e também mãe de um menino autista, Jéssica Borges é educadora e diretora do Instituto Lagarta Vira Pupa. Em seu perfil @viagematipica, disponível no Instagram, ela aborda diagnóstico tardio, relacionamentos, maternidade, disfunção executiva e outros temas.

Ela também se manifestou sobre o mês do orgulho autista: “Acompanhem todos os conteúdos que serão feito por autistas. Escutem-nos. Este mês é NOSSO!”

Nicolas Brito Sales

Fotógrafo, escritor e diagnosticado com autismo, Nicolas Brito Sales fala sobre o diagnóstico em seu perfil @nicolasbritosalesoficial.

Além disso, também é palestrante e ativista, tendo percorrido vários estados do Brasil ao lado de seus pais, Anita Brito e Alexsander Sales.

Polyana Sá

Dona do perfil Hey Autista no Instagram, Polyana Sá é ativista e estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia e foi diagnosticada aos 16 anos.

Em 2020, começou a falar sobre questões relacionadas ao autismo, como questões sensoriais, reconhecimento de emoções, relacionamentos, e também sobre gênero, sexualidade e racismo. Ela também está no Twitter com o perfil @justpadawan.

tio .faso

Autista, TDAH e pai de autista, tio .faso fala sobre o autismo e paternidade no perfil @seeufalarnaosaidireito. Designer de formação, faso fala sobre crises, hiperfoco, estereótipos ligados ao autismo e outros temas.

Ele também está no Twitter com o perfil @tiofaso.

Sophia Mendonça

Atuante na comunidade do autismo desde 2015, Sophia Mendonça recebeu o diagnóstico na pré-adolescência e fundou o canal Mundo Autista no YouTube. Ela também mantém perfis no Instagram e Twitter, onde aborda questões de gênero e sexualidade. É mestre em comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Willian Chimura

Programador, youtuber e mestrando em Informática na Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Willian Chimura é palestrante, pesquisador e também professor na Academia do Autismo.

Ele está no YouTube com o canal Willian Chimura e no Instagram com o perfil @chimurawill.

Luciana Viegas

Professora e ativista, Luciana Viegas está presente no Twitter, Facebook e Instagram. Ela também é colunista da Revista Autismo, com textos sobre maternidade atípica, maternidade negra e experiências racializadas com o autismo.

Também é fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil, o @VNDIBrasil.

Antonio Augusto

Advogado e autista, Antonio Augusto mantém o perfil @legalmente.autista no Instagram e também no Facebook.

Na página, ele aborda direitos de autistas e outros temas relacionados ao autismo, como mercado de trabalho, terapias, planos de saúde e hiperfoco.

Annebelle Leblanc

Annebelle Leblanc é educadora, tradutora, revisora, produtora musical, compositora, sound designer e técnica em mixagem de som. Além do diagnóstico de autismo, Anne também é disléxica e bordeline. Em seus perfis no Twitter e Instagram, aborda suas vivências no autismo, antirracismo, antifascismo, pró-neurodiversidade e também ministra cursos. É membro da Abraça.

Marcos Petry

Especialista em Design Gráfico e Produção em Publicidade pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), e com quase uma década de atuação na comunidade do autismo, Marcos Petry é youtuber, palestrante e escritor.

Marcos é conhecido pelos seus vídeos no canal Diário de um Autista. Ele também mantém o perfil @omarcospetry no Instagram e Facebook.

Cláudia Moraes

Na vice-presidência da ONDA-Autismo, Cláudia tem uma trajetória de mais de 30 anos no âmbito do autismo, com o diagnóstico de seu filho ainda na década de 1980.

Atualmente, ela é professora, publica textos na Revista Autismo e recebeu um diagnóstico tardio de autismo. Cláudia está no Instagram com o perfil @claudia.moraes.7330.

Rodrigo Tramonte

Cartunista, ativista e escritor, Rodrigo Tramonte é diagnosticado com autismo e TDAH. Em seu perfil @rodrigo.tramonte no Instagram, ele se define como um “anti-herói na luta contra o capacitismo” e aborda temas como mercado de trabalho, arte e crises.

Ele também mantém o perfil @tramonteautista no Facebook.

Jú Maia

Conhecida pelo nick @atipicamente_, Jú Maia é lésbica e autista, formada em Biologia. Seu conteúdo envolve assuntos como sexualidade, diagnóstico, estereótipos do autismo e saúde mental.

Jú também é uma das integrantes do podcast Atípicas.

Tiago Abreu

Presente no Twitter e no Instagram, Tiago Abreu é jornalista, escritor e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em seus perfis, aborda aspectos socioculturais do autismo, características do ativismo autista, capacitismo e outros temas.

Tiago também é autor do livro O que é neurodiversidade?.

Thaís Cardoso

Conhecida pelo canal no YouTube Família Tagarela, Thaís Cardoso também recebeu o diagnóstico de autismo. Ela se define como “mulher autista, fisioterapeuta, feminista, mãe de duas crianças atípicas”.

Thaís é mãe de Eric e Mia, que também são autistas. A família publica suas vivências no perfil @mamaetagarela.

Enã Resende

Médico, autista, escritor e poeta, Enã Rezende ficou conhecido em 2019 ao se formar no curso de Medicina. Ele aborda o autismo em seu perfil @ena.nascimento no Instagram.

Além de fotos de eventos e seminários que participa, Enã também faz lives sobre suas experiências como médico e autista e o projeto Autismo na Escola

Patrícia Ilus

Artista e autista, Patrícia aborda o autismo em seu trabalho musical. Em sua rede @patriciailus, ela também traz questões sobre maternidade atípica, já que é mãe de uma criança no espectro.

Além disso, Patrícia também é uma das participantes do projeto Adultos no Espectro.

Lucas Pontes

Estudante de Psicologia e assistente terapêutico, Lucas Pontes está no Facebook e também no Instagram com o perfil @lucas_atipico. Entre os temas abordados em seu perfil, estão o capacitismo, neurodiversidade, inclusão e altas habilidades.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

De mãe de autista para mãe de autista

Dia do Orgulho Autista é marcado por celebrações de autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)