8 de fevereiro de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A expressão “autismo profundo” foi proposta a partir de um relatório publicado em dezembro de 2021 pela Lancet Commission on the Future of Care and Clinical Research in Autism. Em linhas gerais, o termo tem o objetivo de se referir especificamente a pessoas autistas que precisam de apoio substancial de adultos o dia todo e que não conseguem cuidar de suas necessidades diárias.

Uma reportagem do Spectrum News abordou as controvérsias e conflitos que envolvem ativistas autistas na internet e pesquisadores não-autistas. No exterior, entre parte dos ativistas autistas, o termo foi considerado problemático. Ao mesmo tempo, questões de representatividade foram questionadas por alguns pesquisadores que argumentam que ativistas autistas, que estariam centrados numa experiência de “autismo leve”, estariam menosprezando experiências mais complexas com o autismo.

Publicidade
Tismoo.me

O texto destaca que a divisão na comunidade autista é complexa e não pode ser simplificada como sendo entre três grupos distintos – autistas, profissionais e familiares. Além disso, a reportagem sugere que a tensão atual pode ser parte de um momento do movimento de direitos para pessoas com deficiência e que as pessoas não autistas poderiam aceitar o desconforto temporariamente para permitir que a voz dos autistas seja ouvida.

No Brasil, o pesquisador e youtuber Lucelmo Lacerda explicou a origem do conceito de autismo profundo em um vídeo publicado no último mês de janeiro. Assista:

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Barueri terá centro de referência em autismo

Desafios e polêmicas com autistas em voos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)