Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Comunidade do autismo comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22 de setembro de 2021Comunidade do autismo comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Prefeitura de Belo HorizonteImagem: Gercom Leste/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosNa última terça-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil. Por isso, ativistas e pessoas engajadas na causa do autismo se manifestaram publicamente sobre a data.

A ativista e advogada Tatiana Takeda usou o Instagram para se manifestar. “No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nossos cumprimentos àqueles que fazem a diferença na busca por respeito e dignidade para esse público que tem o direito de estar onde quiser! Comemoremos o que foi conquistado até o presente momento, por direito! Não permitamos retrocessos! Continuemos a busca com cada vez mais adeptos e na certeza de que a INCLUSÃO é um caminho SEM VOLTA!”, disse.

Tismoo Biotech

Jéssica Borges, do perfil Viagem Atípica, destacou a importância da data no combate ao capacitismo. “Hoje é dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e, sem dúvidas, o Capacitismo é o maior enfrentamento da nossa comunidade. É ele quem molda onde e como seremos vistos. O que vamos ou não acessar. É ele que, ainda, infelizmente, dita a disposição de nossos corpos”, afirmou em publicação.

O apresentador e ativista Marcos Mion também aproveitou a data para fazer uma publicação. “21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Um dia pra gente reforçar que a inclusão é um direito de todos e pedir por um mundo sem discriminação”, afirmou no Instagram.

Lucas Pontes, do perfil Lucas Atípico, abordou o fato do autismo ser uma deficiência invisível. “Somos pessoas com deficiências, seja na percepção da maioria dos autistas, ou na questão de direitos, e sofremos com o capacitismo, assim como todas as outras pessoas com deficiências e merecemos respeito, assim como todas elas… Portanto, essa luta é nossa! Não faz sentido nos colocarmos a parte. Deficiência não é sinônimo de algo ruim, apesar do preconceito nos mostrar que é. Precisamos tirar o peso que a palavra ‘deficiência’ carrega”, destacou.

Compartilhe

Comentários

Autismo na adolescência é tema de podcast de autistas — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Autismo na adolescência é tema de podcast de autistas

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Autonomia x independência — Canal Autismo / Revista Autismo

Autonomia x independência

/
Por Paula Ayub
Autonomia e independência são palavras muito usadas atualmente…