29 de maio de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um projeto que prevê isenção de imposto de renda sobre parte da remuneração recebida por pessoas autistas ou por seus representantes legais. A proposta estabelece que valores mensais até o equivalente a seis salários mínimos fiquem isentos da cobrança. O benefício poderá ser acumulado com outras isenções já previstas em lei.

Segundo informações divulgadas pela Agência Senado, o texto é de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e foi relatado por Zequinha Marinho (Podemos-PA), que defendeu a medida destacando que o arcabouço legal voltado ao autismo tem avançado mais rapidamente do que o de outras deficiências. Segundo Rodrigues, os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias incluem questões de saúde, educação e inclusão social.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

A proposta será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos, que avaliará o impacto fiscal da medida. A presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), reconheceu que a isenção poderá reduzir a arrecadação federal, mas afirmou que esse debate cabe à próxima etapa da tramitação.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Goiânia recebe 2º Encontro de Autistas Adultos com lançamento do Introvertendo

Pesquisadores discutem questões biológicas do autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)