18 de maio de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Zhara Astra e Scott Steindorff, além de serem do cinema, também são autistas com diagnóstico tardio. Os norte-americanos vieram para o Brasil para palestrar no evento Rio2C, onde falaram também sobre a experiência no espectro do autismo.

De acordo com informações divulgadas pelo O Globo, eles lidaram com diagnósticos errados a vida toda. “A parte mais difícil do autismo foi ser uma criança socialmente estranha e sofrer bullying. Aos 10 anos fui levado à diretoria da escola porque achavam que eu tinha usado drogas. Até os anos 1980 não havia o diagnóstico de autismo. O lado positivo é que tive uma imaginação vívida e criatividade. Acho conforto lendo ou aprendendo, por isso, leio três livros por semana”, disse Scott Steindorff.

Publicidade
Matraquinha

Zhara Astra também falou sobre o diagnóstico em mulheres. “Com as garotas é mais interno, está dentro de nós, então sofremos em silêncio. Eu não tinha esses traços visíveis de autismo, não sofri bullying, mas tinha TOC severo e conflitos causados por ver o mundo de forma totalmente diferente das meninas da minha idade. Estava interessada em filosofia, no sentido da vida, e as garotas queriam saber de bonecas e bandas. Essas diferenças eram fonte de sofrimento. Passei a vida sentindo que havia algo errado comigo, me sentindo um alienígena neste planeta, e ter o diagnóstico aos 30 anos foi uma grande mudança para mim”, destacou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

A relação amorosa no autismo

‘Capacitismo linguístico’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)