25 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Gadia fez residência em neurologia na Flórida e se especializou em epilepsia e neurofisiologia clínica. Ao longo das décadas, se tornou um dos principais nomes do autismo no Brasil, com seu nome sendo parte da história de várias organizações, congressos e projetos, como a Autismo & Realidade, Tismoo e Ico Project.

Durante a entrevista, Gadia relembrou sobre sua infância em Porto Alegre e a formação acadêmica. “Apesar de estar nos Estados Unidos já há mais de 40 anos, ainda não não perdi o meu sotaque gaúcho. Fiz toda a minha educação em escolas públicas no Brasil, desde o do grupo escolar até o que na minha época chamava científico. E fiz a faculdade de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, destacou.

Publicidade
Tismoo.me

Além de completar sua formação no exterior, Gadia também trabalhou por anos nos Estados Unidos, mas também deixou contribuições no ativismo do autismo no Brasil, incluindo projetos artísticos ao lado de sua esposa, Grazi Gadia. Durante a entrevista, o médico também falou sobre a contribuição das famílias na causa e na construção do conhecimento do autismo.

“Nós médicos tendemos a achar que nós somos quase que um presente de Deus para o mundo, que a nossa capacidade é muito grande e que talvez pessoas ‘normais’ não possam entender o que nós queremos dizer. E na realidade o que eu tenho visto com as famílias é que as famílias sabem muito. E não somente sabem muito, mas elas querem ouvir e querem aprender e elas são extremamente capazes de entender e de aprender e não somente isso, de ensinar”, argumentou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

Links do podcast na principais plataformas

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Instituto Olga reúne pessoas com deficiência em espetáculo de dança

Ação promove acessibilidade para autistas em shopping de Curitiba

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)