17 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

A série O Som e a Sílaba, que está sendo adaptada do teatro para o streaming por Miguel Falabella, aborda o autismo

A série O Som e a Sílaba (que noticiamos aqui em 2020), da Disney+, que aborda o tema autismo, iniciou suas gravações em outubro último. Dirigindo e fazendo a adaptação da peça de teatro para o streming, Miguel Falabella até divulgou cenas dos bastidores (veja aqui). Nesta semana, Falabella e a Disney convidaram alguns autistas para fazerem uma participação nas gravações, entre eles, os idealizadores da torcida Autistas Alvinegros, Rafael Souza Lopes e Juliana Prado, além de Wallace de Lira e Gustavo Don.

Os convidados fizeram figuração numa cena importante para o enredo da série, que acontece num restaurante — as filmagens foram no Clube de Campo São Paulo. E, segundo eles, o grupo todo, orientado pela produtora Juliana Azevedo, “obteve todo o suporte necessário para que pudessem gravar uma participação simbólica e foram abraçados pela atriz Alessandra Maestrini”.

Publicidade
ExpoTEA

Wallace de Lira, escritor e palestrante, contou detalhes dos bastidores da gravação: “Estamos felizes, entendemos como funciona um set de gravação e foi muito curioso toda essa interação social. Alessandra Maestrini é sensacional, pude ver-la atuar na mesma cena em que eu estava, me senti representado por diversos momentos”, destacou ele, que revelou uma autorização especial da Disney para que os autistas pudessem filmar os bastidores da gravação e sobre o suporte que receberam. “Fomos tratados com dignidade e inclusão, quando precisávamos de espaço, tínhamos onde ficar, jantamos em um lugar mais calmo e todas as nossas demandas sensoriais foram atendidas pela produção”, finalizou Wallace, que ainda destacou a importância dessa atitude da produção: “Pessoas autistas podem estar onde elas quiserem, podem conquistar o mundo!”.

“Autistas são muito verdadeiros. Foi engraçado contracenar e fingir que tinha uma família que não era minha à mesa de um restaurante”, contou Rafael Souza Lopes, aos risos.

Cantora autista

A história gira em torno de uma mulher autista com habilidades extraordinárias para o canto lírico, que, em busca de alguém que lhe ajude a dar sentido à vida depois da morte dos pais, encontra alento em sua professora de canto. O Som e a Sílaba conta com Alessandra Maestrini e Mirna Rubim nos papéis de Sarah e Leonor, respectivamente. A série musical contará também com os talentos de Miá Mello e Guilherme Magon. Já Maria Maya e Yara de Novaes serão uma casal que tem um filho com autismo (Artur Volpi). A produção terá apenas uma temporada de oito episódios. Miguel Falabella assina o roteiro e dirige O Som e a Sílaba, que tem lançamento previsto para o final de 2023.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Feira do Empreendedorismo Inclusivo, em Belém, traz produtos feitos por autistas

Alunos autistas escrevem livros em Vitória

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)