10 de setembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (8) o seu 258º episódio, chamado “Inflexibilidade e Pensamento Rígido”. O conteúdo foi gravado ao vivo durante o Encontro de Autistas Adultos de Goiânia, em agosto deste ano, com as participações de Luca Nolasco, Tiago Abreu e Izabella Pavetits, todos autistas.

Izabella é jornalista e recebeu o diagnóstico de autismo em 2022. Ela disse, que ao longo da vida, tem passado por dificuldades relacionadas a inflexibilidade em questões como a rotina, compromissos e a frustração de planejamentos que não se cumprem. “Acho que a minha reação natural é sempre transformar a frustração em autoaversão, que é tipo: ‘ah, você está frustrada por algum motivo determinado, então isso é culpa sua’.”, lamentou.

Publicidade
ExpoTEA

Luca Nolasco, por sua vez, trouxe a perspectiva de que lida com a inflexibilidade negando seus gostos e opiniões. “Eu percebi que eu tinha muitos embates com a minha família e com os meus amigos sobre pensamentos rígidos que eu tinha, principalmente durante a adolescência, então eu passei a achar que eu estava errado em muitas coisas. O meu pensamento é muito moldável, não de maneira saudável, só porque eu abraço qualquer coisa que as pessoas falam como verdade”, disse.

Neste sentido, Tiago Abreu argumentou que o comportamento de Luca poderia estar relacionado a punições sociais que autistas vivem. “Você está sendo flexível demais, aceitando tudo ao seu entorno que está te deixando infeliz, mas, ao mesmo tempo, você está sendo rígido o suficiente para você não sair daquela situação e se impor diante do mundo”, defendeu.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Introvertendo: Despedida

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023 e “Inflexibilidade e Pensamento Rígido” é o nono da série, que tem um total de 11 episódios. Abreu, que dirige o programa, contou sobre bastidores do episódio e como foi gravá-lo ao vivo.

“Esse foi o último episódio da série de despedida a ser definido. Nós tínhamos um plano de fazer uma gravação sobre coordenação motora, mas ninguém (nem eu) abraçou a ideia. Então decidi abrir espaço para o público, e recebemos essa sugestão de tema. Ao mesmo tempo, tínhamos um sonho antigo de fazer um evento presencial do Introvertendo. Então dividi minha ideia com o Luca, que gostou bastante. Fiz o convite a Izabella e perguntei para o Marcelo Oliveira, do Naia Autismo, se ele poderia nos dar um apoio. Ele aceitou imediatamente e fez tudo se tornar possível”, contou.

Inflexibilidade e Pensamento Rígido também é o primeiro e único episódio do Introvertendo a ter um lançamento em vídeo. “Foi uma forma também de documentar esse evento que foi incrível, mas não tínhamos os equipamentos adequados. As imagens foram gravadas com webcam, celular e uma câmera fotográfica do Luca que parou de funcionar poucos minutos após o início. Mas o que vale é a intenção, e o registro desse dia está para quem quiser assistir”, concluiu.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Atriz Letícia Sabatella revela ter autismo ‘de grau leve’

Alesp fará audiência pública sobre ‘linguagem simples’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)