Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas promovem reflexões sobre exigências da vida adulta em podcast

22 de maio de 2021Imagem: Vinícios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (21) o seu 175º episódio, chamado “Limites da Resiliência”. Conduzido por três adultos autistas, o episódio teve como intuito discutir o significado da expressão “resiliência”, as exigências da vida social e os impactos na saúde mental de autistas.

O estudante de Medicina Otavio Crosara, que está prestes a concluir o curso de graduação na Universidade Federal de Goiás, fez um desabafo sobre as cobranças que vem sentindo. “Eu estou, simplesmente, em pânico. Não me sinto preparado para exercer a minha profissão e isso tem me consumido bastante nos últimos meses, de forma que eu não tenho conseguido lidar, a minha cabeça tem cada vez mais se ocupado com isso e eu tenho saído menos, eu tenho me isolado mais, e esses não são mecanismos saudáveis de lidar com as coisas”, lamentou.

Academia do Autismo

Thaís Mösken, engenheira de formação, afirmou que possui mecanismos para identificar quando está esgotada e também formas de evitar sobrecarga. “Aprender a delegar funções foi também uma coisa que eu demorei muito pra fazer, porque eu não confiava nas pessoas. E, por último, manter sempre no meu dia a dia, atividades que me tragam prazer”, concluiu.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Quantos autistas há nas universidades brasileiras? — Revista Autismo

Quantos autistas há nas universidades brasileiras?

/
Por Tiago Abreu
Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, promovido anualmente desde 1995 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirma que existem 1.532 autistas no ensino superior brasileiro. Apesar do número oficial, não existe uma forma exclusiva para que as instituições alcancem estes dados e, com isso, cada universidade utiliza seus próprios meios.
Revista Autismo nº 7

Revista Autismo número 7 — índice

Por Redação da Revista Autismo
Índice de conteúdo da Revista Autismo edição número 7 de dezembro/2019, janeiro e fevereiro/2020.