15 de outubro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (14) o seu 226º episódio, chamado “Estereótipos Autistas na Tecnologia”. O episódio aborda noções erradas sobre o autismo e sobre autistas no mercado de trabalho, sobretudo na área de tecnologia.

Um dos estereótipos abordados é a ideia de autista gênio. O apresentador e jornalista Tiago Abreu argumentou que a ideia de um autista genial é recorrentemente abordada em séries e filmes sobretudo pela habilidade de alguns autistas terem uma percepção atípica sobre fenômenos sociais. “As séries pegam isso, colocam isso em outros níveis e acaba desumanizando as pessoas autistas”, disse.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Outra percepção errada sobre o autismo é a frase “você não parece autista”. A programadora Wanessa Ribeiro, uma das convidadas do episódio, afirmou que a frase é mais problemática do que parece. “Eu já tive pessoas que disseram isso e posteriormente elas me cobraram coisas que eu não era capaz de entregar”, lamentou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

CFM restringe prescrição de canabidiol: autistas ficarão prejudicados

Congresso sobre autismo traz palestrantes brasileiros e estrangeiros

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)