1 de setembro de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Enfim, parece que teremos uma pista para responder a pergunta da capa de nossa edição número 4 (publicada em março.2019) — “Quantos autistas há no Brasil?“. É que, no último dia 18 de julho, foi sancionada a lei nº 13.861/2019 (a qual, em nossa reportagem, citamos que estava parada), que determina a inclusão de perguntas sobre autismo no Censo, já válida para o de 2020.

Foi uma luta antiga, de muitos anos e com o empenho de muitas associações em prol do autismo. E que, com o engajamento do apresentador de TV Marcos Mion, pai de um garoto autista, ganhou mais visibilidade que nunca. Um vídeo divulgado pelo apresentador mostra o presidente da República assinando a sanção ao lado de sua mulher, Michelle Bolsonaro — que tem trabalhos junto a pessoas com deficiência — e de Mion. Embora tenha assinado com cara de “poucos amigos”, o presidente deixou a decisão da sanção nas mãos de Mion, segundo relato do apresentador. Apesar de dizer ter sido convencido pela presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Susana Cordeiro Guerra, de que o Censo não seria o melhor meio de contar o número de autistas e sim a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), Mion diz que optou pelo Censo por ser a escolha da maioria das associações, sendo ele seu porta-voz naquele momento.

Publicidade
Congresso Extraordinário

Enquanto o Brasil ainda não tem uma pesquisa especificamente com o objetivo de mapear a prevalência de autismo no país — como a do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) do governo dos EUA, que em seu último relatório chegou ao número de 1 autista para cada 59 nascimentos por lá —, o Censo trará os primeiros números oficiais brasileiros. Os dados do próximo Censo deverão mostrar o quão estamos carentes de diagnósticos de autismo no país — e de políticas públicas voltadas a diagnosticar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Isso sem entrar na seara do tratamento.

A hipótese atual é de que o Brasil tenha por volta de 2 milhões de pessoas com autismo, segundo estimativas globais da ONU que apontam 1% da população ser autista, aproximadamente.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Vantagens da neurodiversidade e direitos humanos

Autista é indicada ao Prêmio Nobel da Paz

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)