Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Audiência pública discute impactos da pandemia na vida de autistas

18 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minutoA Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira (17) sobre os impactos da pandemia na vida de pessoas autistas. A audiência foi organizada pela deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e trouxe a participação de mães e profissionais.

Para a audiência, foram convidadas Camilla Varella (da OAB/SP), a mãe Margareth Kalil Sphair, a médica Fátima Dourado e a ativista e mãe Adriana Godoy. A advogada e mãe Tatiana Takeda também foi convidada, mas não pode estar no evento.

Margareth Kalil contou sua experiência com três filhos autistas. O caçula, segundo ela, necessita de maior suporte. Por isso, ela criticou a divisão no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 de pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em relação a quem não recebe.

“Já tentei de todas as formas colocar a máscara nele, mas ele não aceita. A gente corre riscos cada vez que vai à cidade, porque ele não usa máscara. O retorno às aulas também seria mais rápido, a parte presencial, se tivéssemos a vacina”, disse Margareth.

Já Fátima Dourado, notória por suas atividades na Casa da Esperança, instituição ativa no Ceará desde a década de 1990 no atendimento de autistas, salientou a importância do ativismo autista, comorbidades como ansiedade vividas por autistas e comentou a impossibilidade de se trabalhar intervenção precoce com crianças. “Nós estamos mantendo o tratamento individual, mas não é a mesma coisa”, lamentou.

Assista a audiência:

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Entre dois armários - Autistas LGBTQIA+ - Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Entre dois armários

/
Tiago Abreu Por Tiago Abreu
Autistas LGBTQIA+ contam experiências com sexualidade, identidade…

Orgulho Autista

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
A memória ainda está nítida em mim. O psicólogo me olha firme…