Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Anti-neurodiversidade é tema de debate em podcast

7 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (7) o seu 172º episódio, chamado “Anti-neurodiversidade”. O episódio teve como objetivo discutir o porquê pessoas dentro da comunidade do autismo, sobretudo mães, profissionais e até alguns autistas, rejeitam a ideia de neurodiversidade.

A neurodiversidade é um conceito criado na década de 1990 pela socióloga australiana Judy Singer e se tornou bastante popular entre autistas ativistas. No entanto, questionamentos sobre representatividade, ciência e ativismo rondam o assunto.

Academia do Autismo

Sobre o tema, o jornalista Tiago Abreu argumentou que é um debate pouco presente no Brasil. “Existe uma discordância nada pequena com a neurodiversidade, mas isso não é discutido de forma sistematizada. Por isso decidimos fazer um episódio mais denso e longo do que o normal, com várias referências teóricas, e até com desabafos sobre coisas guardadas há tempos conosco. Esperamos que isso ajude a comunidade a amadurecer em alguns aspectos”, afirmou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Meme Sincero: Inclusão se faz na prática

/
Por Fabio Cordeiro, o "Autie Sincero"
Atualmente, cada vez mais a responsabilidade social está em…

Sia afirma que pensou em suicídio após críticas de autistas ao filme Music

/
Por Redação do Canal Autismo
A cantora e compositora Sia comentou a repercussão negativa…