10 de abril de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) e o divulgador científico Lucelmo Lacerda foram os entrevistados do 352º episódio do Flow Podcast lançado nesta terça-feira (9). Chamado “Autismo”, o episódio foi conduzido pelo apresentador Igor 3k e trouxe debates sobre as características do autismo e os desafios educacionais no Brasil em relação ao tema.

Entre as conversas promovidas no episódio, Andréa e Lucelmo comentaram a experiência que tiveram com seus filhos autistas, o próprio diagnóstico, e os desafios para obter o diagnóstico. “Mesmo que você não se sirva de serviço público, as pessoas autistas adultas que tiveram o diagnóstico tardio que eu conheço, a grande maioria usa a mesma palavra pra dizer o que aconteceu com elas. Elas dizem assim: ‘foi libertador’. Porque ajuda a olhar pro seu passado, entendê-lo melhor, a se perdoar de muitas coisas que você acreditava”, disse Lucelmo.

Publicidade
Genioo

Os entrevistados também falaram sobre o parecer nº 50/2023, do Conselho Nacional de Educação, e a sua função no debate sobre autismo na educação. “Os professores estão com burnout, porque as salas estão lotadas, às vezes tem cinco alunos autistas ali. Você imagina um professor que não sabe o que fazer, que não tem ideia do que fazer, e aí entram cinco em crise de uma vez. O que vai acontecer naquela sala? A gente tem exemplos de escolas que, quando um aluno autista entra em crise, chama a GCM. Precisa disso? De verdade. O que dá pra fazer agora pra melhorar a vida dos professores e desses alunos que estão dentro da sala? A gente precisa ver o que dá pra fazer agora, porque tem criança fora da escola agora”, Andréa argumentou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Ato e caminhada na Paulista: conscientização e clamor por respeito aos direitos dos autistas

Autista, fã de Bruno & Marrone janta com a dupla

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)