Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

André vai pra dentro do app Matraquinha

26 de agosto de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria para trazer mais informações sobre autismo com o personagem André, da Turma da Mônica

A partir de agora, as aventuras do André, um garotinho que chegou para cativar toda a Turma da Mônica, estão dentro do app de comunicação alternativa Matraquinha. Por meio de suas aventuras, os mitos que envolvem o autismo vêm sendo desfeitos.

Academia do Autismo

Todas as dificuldades, que normalmente estão presentes em pessoas dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), são apresentadas de forma lúdica, respeitosa e informativa.

No aplicativo, seção do André, estão disponíveis conteúdos criados em parceria com a Revista Autismo. Os usuários também podem acessar a revista “Um amiguinho Diferente”, de 2003, quando Mauricio de Sousa criou o personagem André. Por meio dessas histórias, é possível entender, por exemplo, o que é ecolalia e a dificuldade que existe na compreensão de frases abstratas.

Fonte de informação

“Estamos extremamente animados com essa parceria. O Matraquinha tem sido a voz de centenas de milhares de crianças e adolescentes e agora também será fonte de informação sobre o autismo com o André e toda a Turma da Mônica”, diz o CEO e cofundador do Matraquinha, Wagner Yamuto.

“Essa parceria com o Matraquinha nos deixa muito felizes. É um ponto de contato importante com as famílias de crianças que fazem parte do espectro do autismo. A revistinha um ‘Amiguinho Diferente’ busca informar sobre os principais sinais do autismo, e as HQs, em parceria com a Revista Autismo, tratam as características do André de maneira divertida e leve. O Matraquinha é uma maneira de levar esse conteúdo a um público mais amplo”, comenta Mauricio de Sousa.

 

Matraquinha — Lançado em 2018, Matraquinha é um app de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). A comunicação da criança é feita por meio de figuras e que, ao serem clicadas, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir. O app pode ser baixado gratuitamente no Google Play, a loja de aplicativos para celulares e tablets que utilizam o sistema Android.

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) — Fundado nos anos 90, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Compartilhe

Comentários

Famílias de autistas reclamam de exclusão em matrículas escolares pelo Brasil — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Governo de São Paulo

Famílias de autistas reclamam de exclusão em matrículas escolares pelo Brasil

/
Por Redação do Canal Autismo
Assim como em períodos de matrícula escolar, famílias de pessoas…

Meme Sincero: Inclusão se faz na prática

/
Por Fabio Cordeiro, o "Autie Sincero"
Atualmente, cada vez mais a responsabilidade social está em…

Sia afirma que pensou em suicídio após críticas de autistas ao filme Music

/
Por Redação do Canal Autismo
A cantora e compositora Sia comentou a repercussão negativa…