25 de maio de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com doutorado em Biologia Genética pela Universidade de São Paulo (USP), Alysson Muotri é pesquisador e professor. A experiência com o autismo veio com a paternidade e também com a pesquisa. Além de também ter atuado como colunista de ciência do G1, publicou dois livros e foi um dos fundadores da startup Tismoo. Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada nesta quinta-feira (25), o pesquisador fez reflexões sobre o papel da ciência na pesquisa do autismo e conflitos com ativistas.

Alysson defendeu que os conhecimentos sobre o autismo orientam as políticas públicas. “ Se [você] não tem a ciência pra fazer isso, você não tem a política pública. Então, bloquear a ciência é um tiro no pé“, argumentou.

Publicidade
ExpoTEA

Ele também disse que certas posições contrárias fazem parte de um movimento anticiência em alta nos últimos anos. “As pessoas estão um pouco descrentes da ciência. E uma coisa fácil de fazer é atacar um cientista. A gente viu o que aconteceu lá no no Reino Unido com uma das pesquisas sobre a genética do autismo que sofreu um boicote por parte dos autistas que não estavam entendendo qual que era o objetivo dessa pesquisa e acabam misturando muitos conceitos. Eu vejo que que se mistura muito terapia gênica com eugenia. São coisas diferentes”, defendeu.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Fala sobre desembargador sobre autismo pode ser analisada pelo CNJ

Associação de Campinas (SP) lança livro para reduzir fila de espera nos atendimentos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)