22 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Alexandre Mapurunga é nomeado Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), da qual Mapurunga faz parte.

Ativista da comunidade do autismo há mais de três décadas, Alexandre cursa mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é diagnosticado com autismo. No comunicado, a Abraça afirma “a importância de termos uma pessoa autista com uma ampla trajetória no ativismo em prol dos direitos das pessoas com deficiência ocupando esse importante posto e assumindo liderança na busca pela efetivação e ampliação da educação inclusiva no nosso país”.

Publicidade
Congresso Extraordinário

O anúncio também reverberou em outras entidades. Guilherme de Almeida, presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, comemorou a nomeação. “Trata-se de um marco na história do MEC, pois é a primeira vez que uma pessoa autista ocupa um cargo de tão relevante responsabilidade. Com essa decisão, o MEC não apenas quebra mais uma barreira, mas também inspira e fortalece a convicção no potencial das pessoas autistas”, disse ele.

Em junho de 2023, Alexandre Mapurunga foi o entrevistado do mês no podcast Espectros, programa da Revista Autismo que aborda a história do autismo no Brasil. Na época, Alexandre relembrou sua trajetória e o ativismo de autistas. “A gente não falava dos autistas, a gente falava de nós, a gente tensionou isso”, afirmou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Em turnê pelo país, Casa dos Sentidos mostra sentimentos e vivências de autistas

João Pessoa terá corrida temática de autismo em abril

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)