10 de julho de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, liberou dois episódios sobre acessibilidade esta semana. O primeiro, “Autistas em Protestos e Manifestações?”, foi liberado nesta segunda-feira (6) e o segundo, “Acessibilidade na Internet” nesta sexta-feira (10). Os dois episódios foram apresentados por Tiago Abreu, jornalista e um dos fundadores da produção.

Os dois episódios carregam, em comum, o fato de discutirem acessibilidade no autismo. “O primeiro, numa perspectiva de que autistas podem ter dificuldades em fazer parte de grupos e movimentos sociais, sem falar nas grandes aglomerações. Fizemos ele por sugestão de uma ouvinte nossa, e porque tem ocorrido várias manifestações mesmo na pandemia. O segundo, para destacar o quanto acessibilidade nos meios virtuais são importantes”, disse Abreu.

Publicidade
ExpoTEA

O tema de “Acessibilidade na Internet”, segundo ele, também se originou de uma crítica de um ouvinte do podcast que tem deficiência visual. “Ele nos escreveu pedindo que fizéssemos uma audiodescrição de como éramos. Foi um email surpreendente, porque em 2 anos de podcast, promovendo transcrição, ferramenta em Libras e conteúdos adaptados, nunca pensamos em audiodescrição!”, destacou.

Por isso, os integrantes do Introvertendo inauguraram, no último domingo (5), audiodescrições de todos os seus integrantes, no site www.introvertendo.com.br. Além disso, Willian Chimura, que também participou dos dois episódios, destacou a disponibilidade de conteúdos adaptados para pessoas com deficiência. “Existem várias iniciativas para que cada vez mais websites, aplicativos, softwares e até mesmo robôs possam ajudar pessoas com deficiência a conseguirem cada vez mais autonomia”, afirmou.

Os episódios estão disponíveis para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Fake news sobre autismo de Messi é tema de podcast

Pessoas com deficiência ganham verificação no Twitter após twitaço

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)