28 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

“Shutdown no autismo: o que é e como lidar” é tema de vídeo do canal do YouTube apresentado por Sophia Mendonça, o Mundo Autista.

Então, neste vídeo, a Sophia Mendonça apresenta as características comuns do processo que as pessoas Autistas durante o Shutdown. E alguns eventos que podem levar a isso ocorrer.

Publicidade
ExpoTEA

O que é o shutdown e o meltdown no autismo?

Afinal, o “shutdown” no autismo é um estado de sobrecarga sensorial, emocional e cognitiva. Assim, pode levar a uma perda temporária da capacidade de processar informações. E de interagir com o ambiente. Dessa forma, durante um shutdown, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) parece se desligar ou se dissociar do ambiente. Isso pode se manifestar como falta de comunicação, olhar vago e respiração atípica (mais lenta ou mais rápida). Com isso, a pessoa pode procurar se isolar, deitar-se no chão ou permanecer imóvel.

Por outro lado, o “meltdown” é uma crise mais explosiva com perda de controle emocional, geralmente em resposta a sobrecargas sensoriais ou emocionais extremas. Então, durante um meltdown, a pessoa com TEA perde o controle emocional. E pode manifestar comportamentos extremos, como gritos, choro, acessos de raiva e agressividade.

Em resumo, enquanto o “shutdown” é uma resposta mais interna e silenciosa à sobrecarga, o “meltdown” é uma resposta mais externa e visível. Porém, ambos são maneiras pelas quais uma pessoa com autismo pode reagir a situações estressantes ou sobrecarregadas.

COMPARTILHAR:

Jornalista, escritora, apresentadora, pesquisadora, 24 anos, diagnosticada autista aos 11, autora de oito livros, mantém o site O Mundo Autista no portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista.

Senado pretende comemorar Dia Mundial do Autismo

Comissão aprova validade permanente de laudo de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)