2 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os tópicos de inclusão e valorização da diversidade nas empresas têm se tornado cada vez mais importantes. Apoiando o tema de diversidade e inclusão no contexto do trabalho, temos iniciativas como a da Critical Software em parceria com a Specialisterne, que tem desempenhado um papel importante ao receber colaboradores neurodivergentes residentes em Portugal, em seu Programa de Neurodiversidade. Desde de 2004, a Specialisterne já inseriu mais de 10.000 pessoas no mercado de trabalho, sendo aproximadamente 300 pessoas só no Brasil. Agora, a Specialisterne celebra essa parceria com a terceira edição do programa, oferecendo oportunidades para pessoas autistas em cinco cidades de Portugal.

O primeiro programa de neurodiversidade aconteceu em 2021 e em 2022 contamos com a participação da Critical Techworks para aumentar as possibilidades de inserção laboral.  Às vésperas de completar dois anos de projeto, CSW e CTW juntas já contrataram 14 pessoas com transtorno do espectro autista. Esse programa, pioneiro em Portugal, tem se mostrado extremamente valioso para pessoas autistas, evidenciando suas habilidades em atividades de teste e desenvolvimento de software. Ao integrarem equipes de engenharia, esses colaboradores trazem consigo competências fundamentais, como foco, atenção aos detalhes e motivação para tarefas que envolvem processos. A Specialisterne Brasil atua diretamente desde o primeiro o programa, e com a abertura da terceira edição, é possível avaliar o impacto positivo que essa jornada tem tido tanto para os participantes quanto para as equipes envolvidas.

Publicidade
ExpoTEA

A expectativa é que possamos integrar aproximadamente mais 8 pessoas as equipes da Critical Software e Techworks. Os candidatos aprovados no processo de seleção passarão por um treinamento de 5 semanas onde executarão atividades e projetos relacionados a área de TI, terão aulas sobre temas de habilidades sociais relacionados ao contexto de trabalho e serão acompanhados de maneira personalizada para apoiá-los em seu desenvolvimento profissional. Após essa trilha de desenvolvimento os candidatos poderão ser convidados a integrar as equipes das empresas participantes.

Aline Souza é psicóloga, especialista em neuropsicologia e atua como Coordenadora de Projetos na Specialisterne Brasil.

COMPARTILHAR:

Estelionatária fingia ser menina autista e é presa no RJ

Projeto de lei pretende garantir passagens aéreas gratuitas para autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)