Por

Paula Ayub

É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

Facebook de Paula AyubTwitter de Paula AyubInstagram de Paula AyubCanal no Youtube de Paula Ayub

Política Nacional de Linguagem Simples

14 de julho de 2022Política Nacional de Linguagem Simples — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: < 1 minutoLinguagem simples é um modelo de comunicação, iniciado na Europa na década de 60 propondo um tipo de comunicação que seja compreensível a pessoas com deficiência e não alfabetizadas.

Durante a pandemia de 2020, a Fiocruz em parceria com diversas ONGs e grupos colaborativos distribuiu cartilhas sobre o uso de máscaras e medidas de higiene contra o vírus utilizando a Linguagem simples. A iniciativa se deu pela urgência em atingir o maior número de pessoas acerca da periculosidade do vírus e que pudesse incluir, pela acessibilidade de informação, pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência.

Publicidade
Academia do Autismo

Em 24 de maio de 2022, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o PL 6256/19, que cria a Política Nacional de Linguagem Simples para órgãos e entidades públicas, obrigando-as a transmitir todas as informações de maneira simples e objetiva para municípios acima de 50 mil habitantes.

O texto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O entrave para a aprovação recai no orçamento dos municípios que alegam o alto custo dessa iniciativa.

Precisamos nos unir para assegurar que a Política Nacional de Linguagem Simples não seja barrada pela questão financeira como foi a votação do Rol da ANS. A falta de acessibilidade não pode ser mais uma questão orçamentária. Acessibilidade é direito, bem como a saúde e a educação.

Por uma sociedade mais justa e acessível.

Compartilhe

Livro sobre estudos da deficiência na educação é lançado de forma gratuita — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Editora UDESC

Livro sobre estudos da deficiência na educação é lançado de forma gratuita

/
Por Tiago Abreu
O livro Estudos da deficiência na educação: anticapacitismo,…
Familiares de autistas e professores participam de encontro sobre autismo no interior do RS — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Prefeitura de Caxias do Sul
Professores de AEE em Teresina participam de conversa sobre autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Ascom Semec

Professores de AEE em Teresina participam de conversa sobre autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Professores que atuam no atendimento educacional especializado…