Por

Fabio Cordeiro, o "Autie Sincero"

Presidente da ONDA-Autismo e membro do Conselho de Autistas; ativista; administrador da página @autiesincero no Instagram, servidor público federal, palestrante e escritor.

Instagram de Fabio Cordeiro, o

Meme Sincero: ‘Seja um portador de bom senso’

12 de setembro de 2021Meme Sincero: 'Seja um portador de bom senso' — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: < 1 minutoNão, não existe esse negócio de todo mundo é um pouquinho autista. O autismo é um espectro e as pessoas que existem nessa condição não são mais ou menos autistas. Todas são pessoas autistas que apresentam as características inerentes ao TEA. Ou seja, dificuldades de comunicação e socialização, interesses restritos e comportamentos repetitivos e estereotipados, cada um à sua maneira dependendo de suas vivências.

Já que nem mesmo para os que estão dentro do espectro existe o “muito” ou o “pouco” autista, não seria para as pessoas neurotípicas (ou seja, as que não são autistas) que existiria essa classificação.

Publicidade
Academia do Autismo

Não existe também “cara de autista”. Muitas vezes a pessoa fala isso até com intuito de agradar. Mas saiba que o efeito, na maioria das vezes, é o inverso. Também soa preconceituoso você achar que é um elogio dizer que a pessoa não parece ser exatamente o que ela é.

Já quanto ao termo “portador de autismo”, saiba que além de equivocado é também meio bobo. Não há como alguém portar algo que faz parte de sua existência. É possível portar objetos, mas uma condição de existência não se porta.

Então seja um portador de bom senso e evite essas falas.

Compartilhe

Por menino autista, Mauricio de Sousa participa de aula em escola pública

/
Por Francisco Paiva Jr.
Já pensou se, quando os estudantes lessem um texto da Turma da Mônica na escola, o próprio Mauricio de Sousa pudesse aparecer na sala de aula para tirar todas as dúvidas dos alunos? Pois foi isso que aconteceu na EMEB "Dr. Vicente Zammite Mammana", escola pública de São Bernardo do Campo (SP), na tarde desta quinta-feira, 6 de agosto de 2020, Dia do Profissional da Educação. E o motivo — além de homenagear todos os professores e demais profissionais da área em todo o país pelo seu dia — foi o hiperfoco de um aluno com autismo, Lorenzo Mello, pelos gibis da Turma da Mônica.